“O LIVRO DOS PRAZERES” ADAPTA OBRA DE CLARICE LISPECTOR

O Livro dos Prazeres (filme)

O filme O Livro dos Prazeres chega aos festivais brasileiros de 2020, ano em que Clarice Lispector completaria 100 anos.

O longa-metragem é uma livre adaptação da obra “Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres”, de 1969, numa coprodução Brasil-Argentina, entre bigBonsai, Cinematográfica Marcela, Rizoma Films, República Pureza e Canal Brasil.

Esse primeiro longa de ficção da diretora Marcela Lordy foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e foi selecionado para a Competição Oficial do Festival de Vitória de 24 a 29 de novembro. Além disso, será exibido como filme de encerramento do FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema, no dia 17 de novembro, às 20h.

O Livro dos Prazeres acompanha Lóri (Simone Spoladore), uma professora que vive a monotonia de uma rotina de trabalho e relacionamentos furtivos até que conhece Ulisses (Javier Drolas), um professor de filosofia argentino, egocêntrico e provocador. É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão. Uma jornada de investigação íntima, cara a cara com a angústia e a dor, numa trajetória só possível pelo encontro, troca e aprendizado entre os dois.

“O filme é um romance psicológico erótico sobre o ponto de vista de uma mulher contemporânea em busca de conexões afetivas reais”, explica a diretora Marcela Lordy, que completa, “A vontade de adaptar ‘Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres’ para o cinema surgiu da minha necessidade de olhar mais de perto para a velocidade com que as relações afetivas se formam e se desfazem nos dias de hoje.”

A diretora continua: “Estava morando sozinha pela primeira vez quando me deparei com Lóri e seus desafios existenciais da maturidade. Ao ler o livro, senti que havia algo sagrado ali sobre o amor e a autorrealização feminina na sociedade patriarcal brasileira que ainda precisava ser resgatado”.

“No momento em que o cinema brasileiro vive um processo de desmonte e asfixia de recursos, o filme rodado no Rio de Janeiro, – em locações presentes no livro, como a orla da praia do Leme e a Floresta da Tijuca – já se torna resistência no cinema autoral.”, diz a diretora.

Desde a primeira versão do roteiro, o papel de Lóri já era da atriz Simone Spoladore, com quem Marcela Lordy trabalhou anteriormente no telefilme A Musa Impassível e no curta Sonhos de Lulu.

Já o ator argentino Javier Drolas entrou no projeto por seu talento, proximidade com a cultura brasileira e pelo fato do O Livro dos Prazeres ser uma coprodução com a Argentina.

A também argentina Josefina Trotta escreveu o roteiro em parceria com a própria diretora Marcela Lordy, que é também a produtora junto com Deborah Osborn.

O filme tem participação especial da artista plástica Letícia Ramos, que criou os intertítulos do filme em 16mm, do artista visual Pedro Cezar Ferreira nas aquarelas, e do fotógrafo Wladimir Fontes, nas imagens de pinhole e still que aparecem ao longo do filme. A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes.

Leia a crítica do filme O Livro dos Prazeres aqui.

Ficha técnica:

Direção: Marcela Lordy

Elenco: Simone Spoladore (Lóri), Javier Drolas (Ulisses), Felipe Rocha (Davi), Gabriel Stauffer (Carlos), Martha Nowill (Luciana) e Teo Almeida (Otto)

Participação Especial: Leandra Leal, Julia Leal Youssef e Ana Carbatti

Produção: Deborah Osborn, Marcela Lordy, Felipe Briso e Gilberto Topczewski

Coprodução: Hernán Musaluppi, Natacha Cervi e Marcello Ludwig Maia

Produtoras Associadas: Camila Nunes, Simone Spoladore

Roteiro: Josefina Trotta e Marcela Lordy

Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr, ABC

Montagem: Rosário Suárez, SAE

Desenho de Som e Música Original: Edson Secco

Direção de Som: Federico Billordo

Direção de Arte: Iolanda Teixeira

Produção Executiva: Marcello Ludwig Maia, Deborah Osborn, Camila Nunes e Rocío Scenna

Direção de Produção: Manuela Duque

Assistência de Direção: Renata Braz

Produção de Elenco: Marcela Altberg e Gustavo Chantada

Preparação elenco: Tomás Rezende

Empresas Produtoras: bigBonsai e Cinematográfica Marcela

Empresas Coprodutoras: Rizoma, República Pureza e Canal Brasil Distribuidora: Vitrine Filmes

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo