O Lobisomem (filme de 2010)
[seo_header]
[seo_footer]

O Lobisomem

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

O Lobisomem (The Wolfman, 2010) se baseia no longa homônimo de 1941, dirigido por George Waggner. A ideia de uma nova versão modernizada do clássico que leva a sério esse monstro parecia promissora. Ainda mais com um elenco encabeçado por Benicio Del Toro, Anthony Hopkins e Emily Blunt. Para completar, na direção, o especialista em filmes de ação Joe Johnston, responsável por Jumanji (1995) e Jurassic Park III (2001); e que faria em seguida Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger, 2011).

Em termos de efeitos especiais, especificamente, de maquiagem, este O Lobisomem está um passo à frente de Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, 1981), que foi revolucionário. Rick Baker está por trás dos dois projetos, e ganhou o Oscar da categoria por ambos. Mesmo assim, a aparição do lobisomem não está à altura do que esperamos; salvo pela transformação, que ficou ainda mais horripilante do que no filme de John Landis. Por outro lado, o uso da computação gráfica para compor a cidade de Blackmoor, na Inglaterra, em 1891, soa demasiadamente artificial.

O terror impera

De positivo, encontramos o viés do terror, remetendo às origens dos filmes famosos dos monstros da Universal. As garras e os dentes do lobisomem rasgam como lâminas, deixando suas vítimas com as entranhas de fora e a pele dilacerada. O filme explora bastante esse gore. Os jump scares podem assustar, nos ataques com rapidez descomunal. Porém, quando chega a hora do embate final entre dois lobisomens, a exposição massiva dos monstros embarga o terror.

A história não é exatamente a mesma de O Lobisomem (The Wolf Man, 1941), mas ganha emoção ao aproximar em parentesco os dois monstros principais do filme. E acaba por levar o lobisomem para Londres, repetindo o filme de John Landis. Aliás, a melhor cena é a da reunião no manicômio, quando ligeiramente torcemos pelo monstro, diante do odioso personagem do médico e pesquisador que faz experiências com Lawrence Talbot (Del Toro).

Contudo, o terror não assusta tanto, e a produção modernizada fica aquém do que poderia alcançar. No cinema, a década de 1980 continua reinando como a melhor era para os filmes do subgênero terror com lobos. Além do longa de Landis, tivemos também A Companhia dos Lobos (The Company of Wolves, 1984), de Neil Jordan, e Gritos de Horror (The Howling, 1981), de Joe Dante.

___________________________________________

Ficha técnica:

O Lobisomem | The Wolfman | 2010 | 103 min | EUA | Direção: Joe Johnston | Roteiro: Andrew Kevin Walker, David Self | Elenco: Benicio Del Toro, Anthony Hopkins, Emily Blunt, Simon Merrells, Gemma Whelan, Mario Marin-Borquez, Asa Butterfield, Cristina Contes, Art Malik, Geraldine Chaplin.

Onde assistir:
O Lobisomem (filme de 2010)
O Lobisomem (filme de 2010)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo