Estreia no dia 27 de abril de 2022 o documentário O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas. O filme reconstitui suas últimas semanas e ajuda a entender sua vida complicada e glamurosa. Os depoimentos inéditos de pessoas próximas à atriz trazem uma nova perspectiva sobre a sua trágica morte, que deu origem a teorias da conspiração e rumores que duraram décadas.
A diretora do documentário, Emma Cooper, chegou a essa produção a partir da série sobre o desaparecimento de Madeleine McCann. Ela gerenciava a Pulse Films que estava envolvida no projeto, e assim conheceu Chris Smith, diretor da série e que se tornou o produtor executivo de O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas. Enquanto faziam a série, entrevistaram Anthony Summers e sua esposa Robbyn Swan, autores do livro “Looking for Madeleine”.
Summers publicara em 1985 o livro “Goddess: The Secret Lives of Marilyn Monroe”, e manteve guardadas as fitas de todas as entrevistas que serviram de base para a obra. Essencialmente, esse material serviu de estrutura para o documentário sobre Marilyn.
Contato direto com Marilyn
Com exceção de Anthony Summers, a diretora não quis nenhuma análise de pessoas que não tiveram contato direto com Marilyn Monroe. “Eu tenho uma fonte primária (as fitas). Eu tenho depoimentos de quem poderia literalmente ter tocado Marilyn fisicamente, que tinha estado na sala com ela, que tinha sentido sua energia, que tinha estado lá quando ela estava para baixo, que tinha estado lá quando ela tinha ganhado seus prêmios.”, justifica Cooper.
Emma Cooper optou por um recurso não usual para colocar as gravações no filme. Com ousadia, ela colocou atores fazendo sincronia labial do áudio das fitas. “Eu senti que as pessoas não aceitariam assistir a uma fita rolando e lendo as legendas.”
Entre os fatos surpreendentes de O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas está o caso da encenação de sua morte, presente também no livro de Anthony Summers. Contando com depoimentos de seis motoristas de ambulância, o documentário revela que Marilyn Monroe morreu na ambulância no caminho para o hospital em Santa Mônica, então, seu corpo foi devolvido para sua casa e colocado na cama por alguém.
Em relação a John e Bobby Kennedy, o filme afirma que Marilyn teve casos com os dois. No entanto, “(…) os Kennedy’s não a mataram. Mas contribuíram para que sua saúde mental não fosse boa; e ela tinha problemas terríveis de sono e vício em drogas.”
Mensagem de Emma Cooper
Emma Cooper endereça uma mensagem aos espectadores do seu filme.
“Eu só queria que eles a vissem como uma pessoa real. Ademais, eu quero que eles vejam a dualidade de uma vítima e seu trauma como levando a muitas coisas brilhantes e, também como algo que ela não poderia escapar. Eu me sinto incrivelmente irritada com a forma como os homens procuraram suas fraquezas e as usaram como cobertura para suas próprias inadequações. Se isso pode acontecer com uma das mulheres mais bonitas e talentosas do mundo, não há muita esperança para o resto de nós, sendo realmente honesta. Sinto-me ultrajada em nome dela. Sua vida foi muito especial, uma vida importante que não precisava acabar assim.”
Trechos
Por fim, colocamos alguns trechos de depoimentos de O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas
“Marilyn mergulhou fundo em sua experiência pessoal para tudo. Ela mergulhava e tirava algo de si mesma que era único e extraordinário. Ela não tinha técnica. Era pura verdade.” – John Huston, diretor de O Segredo das Joias (The Asphalt Jungle).
“Ela era muito brilhante, queria aprender e estava interessada em tudo que a ajudasse a controlar sua carreira. Por isso, todas as noites depois do trabalho ela ia direto ao seu trailer… ela queria ser boa. Então, quando ligavam a câmera, era como se toda uma luz elétrica se acendesse.” – Jane Russell, atriz de Os Homens Preferem as Louras (Gentlemen Prefer Blondes).
“Joe DiMaggio estava observando e não gostou muito. Sua esposa fazendo um espetáculo dela mesma.” – Billy Wilder, diretor de O Pecado Mora ao Lado (The Seven-Year Itch), a respeito da famosa cena da saia esvoaçante.
“As verdades raramente circulam. Geralmente as mentiras sim… É difícil saber por onde começar, se você não começa pela verdade.” – Marilyn Monroe.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas | The Mystery of Marilyn Monroe: The Unheard Tapes | 2022 | EUA | 101 min | Direção: Emma Cooper | Elenco: Ray Bull, James Croft, Jeanette Davidson, Alistair Dival, David Erdos, Linzi Hateley, Brian James Twiddy, Cj Johnson, Sorel Johnson.
Distribuição: Netflix.
Fonte: press release Netflix