Marcando os dez anos de A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984), Wes Craven homenageia os fãs com O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (Wes Craven’s New Nightmare). O filme fica à parte das sequências do original, encerrada no sexto volume. Desta vez, Craven faz uso da metalinguagem para trazer de volta para as telas alguns dos nomes envolvidos na primeira aventura. Entre eles, Heather Langenkamp, Robert Englund, John Saxon e o próprio Wes Craven. Todos interpretam a si mesmos. Freddy Krueger aqui deixa de ser um personagem para começar a agir no mundo real, como instrumento de uma entidade do mal.
Na trama, Heather Langenkamp, por ter interpretado a heroína do filme original, é o único obstáculo para essa entidade maligna. Portanto, Freddy usa o filho dela, Dylan (Miko Hughes, ótimo no papel), para atraí-la e matá-la no mundo dos sonhos.
Homenagem à altura
Com essa trama simples, Wes Craven resgata os principais elementos do seu icônico filme. Sem preocupação em esconder a sensação de nostalgia feita especialmente para os fãs da franquia. Freddy não aparece tanto, mas isso não prejudica o filme porque a presença de Heather Langenkamp, e dos demais artistas originais, é suficiente para agradar os espectadores. E, quando Freddy aparece, ele soa mais agressivo e menos (ou quase nada) cômico. Os efeitos visuais alternam bons e maus momentos. Entre os melhores, o ataque à babá (Tracy Middendorf) no hospital, lembrando o terror sobre possessão demoníaca. Os maus porque ficaram ultrapassados, e hoje beiram o tosco diante dos avanços tecnológicos.
Mas o importante mesmo é que Wes Craven consegue fazer uma homenagem que também é um filme que empolga. Afinal, é muito fácil torcer pela mãe que luta para salvar seu filho. Bem mais do que algumas das sequências que chegavam ao cinema praticamente a cada ano.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger | Wes Craven’s New Nightmare | 1994 | 112 min | Direção e roteiro: Wes Craven | Elenco: Heather Langenkamp, Robert Englund, Miko Hughes, Wes Craven, Tracy Middendorf, John Saxon, Marianne Maddalena, Cully Fredricksen, Robert Shaye, Lin Shaye.