Filmes que mostram uma realidade que depois se descobre falsa podem surpreender o público ou deixá-lo com raiva. Entre os bons exemplos, podemos citar O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999), de M. Night Shyamalan, e Os Outros (The Others, 2001), de Alejandro Amenábar. No outro grupo, colocamos o turco Filhos de Istambul (Kagittan Hayatlar, 2021) e este filme francês O Paciente Perdido (Le Patient).
Acima de tudo, o que diferencia os filmes com essa premissa que funcionam daqueles que não é a cumplicidade do protagonista com o espectador. Nos enredos de O Sexto Sentido e Os Outros, o personagem principal e o espectador acreditam que estão vendo fantasmas. Assim, ambos compartilham da mesma surpresa quando descobrem a verdade. Já nos outros dois exemplos citados, o espectador se sente enganado, pois o protagonista, ainda que inconscientemente, o induz a acreditar em sua ilusão. E, como disse Alfred Hitchcock a respeito do flashback enganoso dou seu Pavor nos Bastidores (Stage Fright, 1950), esse recurso trai a confiança do público.
Mistério psicológico
O filme dessa crítica, O Paciente Perdido, lança o mistério a respeito do que aconteceu há três anos com Thomas. Na época com 16 anos, ele foi encontrado inconsciente, esfaqueado em sua barriga, na casa onde morava. Foi o único sobrevivente de uma chacina que vitimou sua família. Agora, está em tratamento psiquiátrico em um hospital, e acompanhamos sua tentativa de montar as peças de sua memória fragmentada. O ritmo do filme é lento, com flashbacks recorrentes e cada vez mais longos que servem como pistas para o espectador e para o próprio Thomas.
Esse mistério psicológico até apresenta algumas ideias interessantes. Por exemplo (spoilers adiante!), o fato de Thomas imaginar sua falecida irmã com a aparência da cantora de um videoclipe que estava na televisão no momento do crime. E, na estilosa cena de abertura com planos diferenciados (plongée, o travelling lateral que revela as vítimas uma a uma e, por fim, a justaposição do perfil de Thomas no local e no hospital anos depois). Mas o diretor Christophe Charrier gasta todas suas fichas de bom cinema nessa sequência, para depois cair na vala comum dos aborrecidos filmes feitos para a televisão, como é o caso de O Paciente Perdido.
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Ficha técnica:
O Paciente Perdido | Le Patient | 2022 | 92 min | França | Direção: Christophe Charrier | Roteiro: Christophe Charrier, Elodie Namer | Elenco: Txomin Vergez, Clotilde Hesme, Rebecca Williams, Audrey Dana, Stéphane Rideau, Matthieu Lucci.