O Pergaminho Vermelho é a primeira animação brasileira inédita no catálogo da Disney Plus.
O filme conta a jornada de Nina, uma menina de 13 anos que entra num mundo fantástico de onde só conseguirá voltar para casa após superar vários desafios. Porém, ela começa com o pé esquerdo, pois entrega o poderoso pergaminho vermelho que encontrou para o Lorde Dark, que se disfarça de um ser bondoso. No entanto, ela conta com a ajuda de novos amigos que ela faz pelo caminho, como a índia Idril, o menino cavaleiro Victor, a tribo de sacis, e, ainda seu bicho preguiça de pelúcia Wupa, que ganha vida.
Análise do filme
A história é bem movimentada, e com muitos cenários e ações diversificadas. Nina e sua turma enfrentam obstáculos naturais, seres sombrios e, ainda, precisam se superar. Nesse último quesito, a nossa heroína precisa amadurecer, assumir responsabilidades e um comportamento melhor. Há um paralelo entre a aventura e as suas atitudes na vida comum, onde costuma desafiar as ordens dos pais. Além disso, a trama permite encontrarmos simbolismos, como a terra devastada pelo Lorde Dark representando a natureza destruída pela poluição e pelas intervenções humanas. Nesse sentido, o fato de a índia Idril passar fome é uma forte representação da situação dos nossos povos indígenas.
O bom andamento do filme sofre com a necessidade de inserir uma lição de moral. Principalmente, porque Nina não parece ser uma garota tão ruim para merecer uma chamada. Na verdade, o seu pai é que deveria aprender a ser mais tolerante e não falar sobre divórcio na frente da filha. De qualquer forma, a injeção de educação é válida e importante para as crianças.
O estilo de animação de O Pergaminho Vermelho não é topo de linha, como nos grandes estúdios internacionais. Ou seja, está mais próximo de O Show da Luna do que de Toy Story, por exemplo. Porém, isso não atrapalha a diversão do seu público-alvo, que é o das crianças de dez anos. Enquanto isso, os adultos podem se divertir identificando as várias referências que inspiraram a animação. Por exemplo, a taverna de Star Wars: Uma Nova Esperança (1977), além de Senhor dos Anéis e Alice no País das Maravilhas.
Por fim, além de participar em vários festivais nacionais e internacionais, O Pergaminho Vermelho ganhou o prêmio de melhor filme de animação no Moscow Film Party 2020.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Pergaminho Vermelho | 2020 | Brasil | 90 min | Direção: Nelson Botter Jr | Roteiro: Fernando Alonso, Keka Reis, Nelson Botter Jr e Leo Lousada | Vozes: Nelson Machado, Any Gabrielly, Isaac Bardavid, Wendel Bezerra, Marina Sirabello, Viny Takahashi, Marcello Palermo, Alex Morales, Thayná Cavalcanti e Alex Minei.
Distribuição: Vitrine Filmes