Pesquisar
Close this search box.
O Preço de um Prazer (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

O Preço de um Prazer

Avaliação:
8/10

8/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

O Preço de um Prazer é um filme cheio de contrastes. Esse drama romântico, com momentos cômicos, com dois jovens astros da época, Natalie Wood e Steve McQueen, se destaca pela direção original de Robert Mulligan.

Nova York, anos 1960, época do swingin’ jazz e da boemia. A família tradicional, de origem italiana, de Angie (Natalie Wood) quer protege-la dos perigos dessa modernidade. Contudo, mesmo assim, ela engravida do músico Rocky (Steve McQueen), depois de transar com ele uma vez. Quando Angie pede ajuda financeira a ele para fazer um aborto, mal espera sua resposta e assume que ele não a auxiliará. Em casa, esconde o segredo da família, e o ambiente se torna sufocante.

Rocky a procura para ajudar no aborto ilegal, porém, os dois desistem em cima da hora, diante de uma situação perigosamente precária para o procedimento. Angie está disposta a ceder à pressão familiar e se casar com um pretendente bem-intencionado, mas totalmente sem atrativos. No entanto, uma nova aproximação de Rocky a fará reconsiderar essa decisão.

Diferentes tons

O Preço de um Prazer seduz o espectador por apresentar soluções imprevisíveis para os conflitos da trama, sempre alternando tons. A família superprotetora e o pretendente desajeitado beiram o caricato e provocam risos, em contraste total com o realismo da fotografia em preto-e-branco e das filmagens em locações. A atuação minimalista de Steve McQueen e o histrionismo de Natalie Wood também se chocam, e se encaixam perfeitamente na mise-en-scène. É incrível, ainda, como o panorama muda do ambiente fechado e abandonado onde o aborto ocorreria para a abertura de uma Nova York à noite, iluminada por luzes de neon, em consonância com o sentimento dos protagonistas.

A cena final, então, surpreende com um otimismo inesperado. Com um pé no absurdo só visto em musicais, esse trecho é filmado como se fosse improvisado junto à multidão nas ruas que olha curiosa para os protagonistas e para a câmera, inclusive.

O Preço de um Prazer é um belo trabalho do diretor Robert Mulligan, realizado logo após O Sol é para Todos (1962), outro dos seus melhores filmes.

___________________________________________

Ficha técnica:

O Preço de um Prazer (Love With The Proper Stranger, 1963) EUA, 102 min. Dir: Robert Mulligan. Rot: Arnold Schulman. Elenco: Natalie Wood, Steve McQueen, Edie Adams, Herschel Bernardi, Anne Hegira, Harvey Lembeck, Mario Badolati, Penny Santon, Elena Karam, Virginia Vicent.

Assista: cena do filme O Preço de um Prazer

O Preço de um Prazer (filme)
O Preço de um Prazer (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo