Poster do filme "O Quarto ao Lado"
[seo_header]
[seo_footer]

O Quarto ao Lado

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Pedro Almodóvar dirigiu dois curtas falados em inglês, A Voz Humana (2020, com Tilda Swinton) e Estranha Forma de Vida (2023). Agora, o cineasta espanhol lança seu primeiro longa nesse idioma: O Quarto ao Lado, tendo no elenco, novamente, Tilda Swinton, juntamente com Julianne Moore e John Turturro.

Mas, não é só o idioma que diferencia este de outros filmes de Almodóvar. Desta vez, um tom austero acompanha uma história dramática sem viradas na trama e sem personagens LGBTQIA+. Por outro lado, outras características marcantes do seu cinema estão presentes. A questão da maternidade fundamenta o conflito da vida da protagonista, Martha (Tilda Swinton), que viu sua filha se afastar dela porque não conseguiu explicar a ausência do pai, que preferiu constituir outra família. A outra protagonista do filme é Ingrid (Julianne Moore), reforçando os recorrentes papéis femininos fortes de Almodóvar. E, claro, o visual com cores fortes (o verde e o vermelho, principalmente) está presente, mas sem extrapolar demais a ponto de desviar do tema principal do filme.

O tema é a morte, o que de pronto justifica as escolhas de Almodóvar acima apontadas. Na trama, Martha está em estágio terminal de câncer cervical. Sua amiga de trabalho em uma revista nos anos 1980, Ingrid, que não a via há anos, resolve visitá-la. O reencontro é mágico e resgata a amizade de antigamente. Quando Martha descobre que o tratamento experimental não está funcionando, decide tomar uma pílula de eutanásia. E pede à Ingrid que esteja por perto (“no quarto ao lado”) quando isso acontecer. Relutantemente, Ingrid (que escreve livros sobre a morte), aceita, e as duas se mudam para uma bela casa no interior para que os últimos dias de Martha sejam agradáveis.

Existencialismo com respiros

A questão existencial, portanto, ocupa posição primordial nesse enredo. Martha está resignada – ou preparada, como ela diz – quando se mudam para a casa. Enquanto isso, Ingrid sempre tenta injetar algum ânimo na amiga (mas muitas vezes é Martha que anima Ingrid). Essa atitude também surge quando Ingrid conversa com seu amigo e amante Damian (John Turturro) durante um almoço somente entre eles dois. Acontece que ele se tornou um intelectual com uma visão muito pessimista sobre as mudanças climáticas. Para ele, a Terra está morrendo rapidamente. Ingrid retruca num tom mais esperançoso, e compara a questão com a situação dela com a amiga.

O filme não se concentra apenas nessas conversas sobre a morte. Há espaços para respiro, como os flashbacks de Martha sobre o namoro com o pai da sua filha, ou sobre as guerras que cobriu como integrante da imprensa. Surgem, também, momentos de desconcentração envolvendo as duas amigas – por exemplo, quando assistem a um filme de Buster Keaton e caem na gargalhada. Em contraponto, os momentos tensos incluem o vômito de Ingrid (até Almodóvar usa esse recurso barato para mostrar que um personagem está nervoso!), quando pensa que Martha morreu; bem como as imagens fantasmagóricas de Martha e, depois, de sua filha, através do vidro da janela que reflete as copas das árvores. As espreguiçadeiras na varanda da casa, em vermelho e verde almodovarianos, são também um pequeno alívio cômico.

Para uma morte digna

O roteiro, adaptado por Almodóvar, se baseia no livro “What Are You Going Through” (2020), de Sigrid Nunez. Transformado em O Quarto ao Lado, o cineasta relata com seriedade como encarar a morte inevitável de uma forma digna, a partir de uma decisão da própria pessoa em estado terminal. Com atuações fenomenais de Tilda Swinton & Julianne Moore (desta forma gravadas nos créditos finais), Almodóvar realiza um de seus filmes mais contidos e, ainda assim, impactantes.   

___________________________________________

Ficha técnica:

O Quarto ao Lado | The Room Next Door | 2024 | 107 min. | Espanha, EUA | Direção: Pedro Almodóvar | Roteiro: Pedro Almodóvar | Elenco: Tilda Swinton, Julianne Moore, John Turturro, Alex Høgh Andersen, Alessandro Nivola, Esther McGregor, Victoria Luengo.

Distribuição: Warner Bros.

Trailer:

Onde assistir:
Cena do filme "O Quarto ao Lado"
Cena do filme "O Quarto ao Lado"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo