Poster do filme "O Vento Sopra Através dos Túmulos"
[seo_header]
[seo_footer]

O Vento Sopra Através dos Túmulos

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

Tendo como fio condutor o investigador Ivan Perić, O Vento Sopra Através dos Túmulos mistura ficção e documentário para servir de filme-denúncia. O diretor é o cineasta estadunidense Travis Wilkerson, que morou durante um tempo no país.

Ivan Perić investiga crimes que tiveram como vítimas turistas, o que já serve para Wilkerson revelar que boa parte dos croatas detesta essas pessoas, consideradas bêbadas e arruaceiras. Perić, na verdade, é um político burocrata que nem aparece para trabalhar, por isso tem tempo para dar uma de detetive. Mas, sem êxito algum, pois suas pesquisas ficam obstruídas pela má vontade ou proteção de interesse próprio dos envolvidos.

Esse personagem, aparentemente inventado, apesar de usar o nome do ator, serve para movimentar o enredo do filme através das ruínas de hotéis, shopping centers e outras edificações que no passado foram importantes. Além disso, Perić conecta alguns fatos envolvendo o clube de futebol Hadjuk da cidade de Split, cujos torcedores fundaram a Torcida (assim mesmo, em português, numa homenagem aos brasileiros), a primeira torcida uniformizada da Europa. Muita coisa em relação a esse assunto é invenção de Wilkerson, talvez para amenizar o tom pesado de outro aspecto do seu filme, que é o alerta sobre a presença da ideologia nazista.

Alerta para a volta do nazismo

Nesse quesito, Wilkerson critica arduamente a situação social do país, fazendo de O Vento Sopra Através dos Túmulos um filme-denúncia. Para acrescentar seriedade, ele mesmo aparece diante das câmeras, logo nas primeiras cenas. E, para contextualizar, conta um pouco da história da Croácia, enfatizando sua origem nazista com a invasão da Iugoslávia. Parte dessa narrativa o diretor tenta contar através das ilustrações de murais. É uma ideia boa, porém não eficaz, pelo menos para o público de outros países que não reconhece quem são as pessoas ou as situações ali retratadas.

Para provar a sua denúncia, Wilkerson flagra símbolos fascistas (a suástica e o “u” com uma cruz em cima da organização Ustaše) em diversos pontos do bairro. O perigo de uma contaminação da ideologia extremista de direita está cada vez maior, mostra o diretor. Inclusive, quando ele visita o local onde existiu o campo de concentração de Jasenovac, ele testemunha pessoas jovens revelando orgulho por esse equipamento de extermínio que pode ter vitimado cem mil pessoas.

Manchas vermelhas passam pela tela, durante a narração do diretor. Recurso necessário diante da impossibilidade de conseguir as imagens originais pretendidas, elas se enquadram nessa ilustração da ameaça que paira sobre esse país dos Balcãs. Vale mais por esse alerta do que pela realização deste filme, que seria melhor como documentário de fato.

O filme O Vento Sopra Através dos Túmulos está na seleção da Perspectiva Internacional da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

___________________________________________

Ficha técnica:

O Vento Sopra Através dos Túmulos | Through the Graves the Wind Is Blowing | 2024 | 84 min. | EUA | Direção: Travis Wilkerson | Roteiro: Travis Wilkerson, Ivan Perić | Elenco: Ivan Perić, Travis Wilkerson, Matilda Jane Wilkerson, Dalton Wilkerson.

Cena do filme "O Vento Sopra Através dos Túmulos"
Cena do filme "O Vento Sopra Através dos Túmulos"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo