Três personagens enfrentam tormentos do passado no drama russo O Vigia.
A trama
Vlad escolhe um trabalho solitário como o único vigia de um sanatório fechado. A instituição, hoje vazia, possui mais de 300 quartos e se localiza distante de qualquer cidade. E, o isolamento parece ainda maior no gélido inverno russo, quando se desenrola a trama do filme.
Certa noite, um carro invade o terreno do sanatório e se choca com uma árvore. A motorista, completamente bêbada, é Vera. No dia seguinte, o seu marido Stas chega ao local, a pé. Então, mediante autorização do vigia Vlad, os dois misteriosos visitantes se instalam provisoriamente no sanatório, por uns dias.
Yuriy Bykov
Acumulando as funções de diretor, roteirista e ator (como Vlad), Yuriy Bykov faz bom proveito das locações, um gigantesco prédio abandonado. Nesse sentido, com poucos móveis e quase nenhum conforto, a construção retrata o tormento psicológico dos personagens do filme. Final, nenhum dos três protagonistas está em paz consigo mesmo.
As inquietações
Assim, O Vigia revela aos poucos os motivos de suas inquietações. Mas, antes disso, todos eles enfrentam alguma ameaça física.
Logo na abertura, Vlad encontra o seu cachorro morto e pendurado em uma árvore. Aliás, o próprio Vlad estava prestes a se suicidar quando chega Vera e o interrompe. Em outro momento posterior, três homens agridem e quase queimam o vigia.
Por outro lado, um homem armado entra em confronto com Stas. E este agride sua mulher Vera, que está sempre bêbada.
Resolução dos segredos (spoilers adiante)
Com efeito, a resolução dos segredos dos três personagens principais revela motivos que justificam suas agonias.
Primeiro, Vlad é um cirurgião que cometeu um erro médico que resultou na morte de seu paciente. Por isso, os parentes da vítima agora querem vingança.
Já Stas roubou um grande montante de dinheiro da gangue de bandidos do qual ele faz parte. Agora, seus ex-companheiros o perseguem para reaver o dinheiro e matá-lo.
Por fim, desde que o casal perdeu o filho de dois anos, Vera se tornou alcoólatra e vítima de agressões de Stas.
Desesperança
Acima de tudo, O Vigia mantém um tom sufocante de desesperança. De fato, como o desfecho trágico e pessimista comprova, não há solução para os problemas dos protagonistas. Nesse sentido, o clima gelado e o local isolado e vazio reforçam uma sensação triste de vidas sem perspectivas.
Pena que a trilha sonora eletrônica destoe dessa ambientação. Na verdade, ao invés de soar melancólica, a música e os efeitos sonoros parecem buscar um clima forçado de suspense.
Como resultado, O Vigia alcança o seu intento de transmitir a desesperança que os seus personagens sentem. Por isso, o espectador deve estar preparado para sair do cinema um tanto quanto deprimido.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Vigia (Storozh / Guard) 2019. Rússia. 90 min. Direção e roteiro: Yuriy Bykov. Elenco: Yuriy Bykov, Vladislav Abashin, Alla Yuganova, Aleksandr Kuzmin, Artur Beschastnyy, Gela Meskhi. Distribuição: A2 Filmes.