O Itaú Cinemas e o Circuito Cinearte promovem a abertura do Festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano na próxima terça-feira, dia 26 de julho. O filme de abertura, Ennio, o Maestro (foto/divulgação), de Giuseppe Tornatore, terá exibições em seis cidades, conforme abaixo. O longa retrata Ennio Morricone, compositor, arranjador e maestro italiano, autor de trilhas sonoras para cinema e televisão. Que, aliás, é o homenageado nessa edição do festival.
Cidades/sessões de abertura:
São Paulo – Espaço Itaú de Cinema Augusta – às 20h30
Brasilia – Espaço Itaú de Cinema Brasília – às 20h40
Rio de Janeiro – Espaço Itaú de Cinema Botafogo – às 20h
Belo Horizonte – UNA Cine Belas Artes – às 19h
Porto Alegre – Espaço de Cinema Bourbon Country – às 20h30
Salvador – Cine Metha Glauber Rocha – às 20h
>> Valor do Ingresso – R$ 20,00 / R$ 10,00 (meia)
O festival
A 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano traz ao Itaú Cinemas e circuito Cinearte títulos em pré-estreia nacional da produção atual do cinema italiano. A seleção de filmes traz filmes que passaram pelos principais festivais internacionais e alguns dos maiores sucessos de bilheteria na Itália.
Os filmes, todos inéditos, terão exibição presencial nas salas de cinema no Brasil, entre 28 de julho e 10 de agosto de 2022.
De 28 de julho a 3 de agosto, recebem o Festival as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Porto Alegre. Na sequência, entre os dias 4 e 10 de agosto, é a vez de Vitória, Fortaleza, Natal, Belém, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Santos, Campinas, Goiânia, Niterói e Maringá.
Destaques do evento:
Em comemoração ao centenário de Pier Paolo Pasolini, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe seu filme Mamma Roma (1962), que traz uma incrível atuação de Anna Magnani.
O festival exibe, também, Leonora, Adeus (Leonora addio, 2022), filme mais recente de Paolo Taviani, que ele dedica ao irmão Vittorio Taviani (1929-2018). O longa concorreu ao Urso de Ouro do Festival de Berlim 2022.
Já o grande destaque da comédia Guia Romântico Para Lugares Perdidos (Guida romantica a posti perduti, 2020), de Giorgia Farina, é o seu elenco. Clive Owen, Jasmine Trinca e Irène Jacob estrelam esse road movie sobre duas almas atormentadas que embarcam juntas numa viagem entre ruas, silêncios e emoções.
Da mesma forma, merece atenção o elenco do drama Laços (Lacci, 2020), de Daniele Luchetti, protagonizado por Alba Rohrwacher, Luigi Lo Cascio e Laura Morante. Esse foi o filme de abertura do Festival de Veneza de 2021.
Além disso, programe-se para conferir Freaks Out (2021), filme premiado com o Leoncino D’Oro no Festival de Veneza. Dirigido por Gabriele Mainetti, o longa conta a saga de uma trupe de circo que, em plena Segunda Guerra, usa seus superpoderes para lutar contra os nazistas.
Por fim, destaca-se ainda Il Buco (2021), de Michelangelo Frammartino, que recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2021.
Mas, além desses, entram na programação do Festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022;
Eu, Leonardo (Io, Leonardo; 2019), de Jesus Garces Lambert
O Rei do Riso (Qui Rido Io, 2021), de Mario Martone
Mulheres Rebeldes (Uma Femmina, 2022), de Francesco Costabile
Tempos Super Modernos (E noi come stronzi rimanemmo a guardare, 2021), de Pif
Tintoretto – Um Rebelde em Veneza (Tintoretto – Un Rebelle a Venezia, 2019), de Giuseppe Domingo Romano
A programação e mais informações estão disponíveis em breve em: (www.festadocinemaitaliano.com.br).
Realização
O festival é realizado pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e da Embaixada da Itália, do MIBACT e da Cinecittà, com organização Logística – BonFilm.