De 15 de março a 16 de abril de 2023, o Sesc São Paulo realiza a segunda edição da “Ojú – Roda Sesc de Cinemas Negros”. O evento apresenta uma seleção de filmes realizados por cineastas negras e negros. São sessões presenciais no CineSesc e outras unidades no Sesc, além de filmes disponíveis na plataforma Sesc Digital.
Do Yorubá, “ojú” significa “olho” e o cinema se inicia pelo olhar, sensibilizado pela luz da projeção. Para o Sesc, a ideia de uma roda de cinema aproxima os sujeitos para juntos compartilharem histórias, se identificarem e, em coletividade, construírem as narrativas. Com esse propósito, a mostra busca envolvimento do público na roda e fomenta o movimento de pensamentos. Assim, a mostra pretende destacar a importância do fazer coletivo, respeitando a singularidade de diferentes sujeitos, corpos e formas de contar histórias.
Programação
A mostra deste ano exibe uma programação com 57 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens nacionais, produzidos majoritariamente entre 2021 e 2022. Além disso, promove debates, cursos e oficinas gratuitas. Sempre com objetivo de ampliar a difusão e o acesso a diversas criações, formatos e pensamentos sobre as questões raciais.
Inédito, o filme Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente, abre a OJU em uma sessão especial no Cinesesc, no dia 15/3, às 20h. No filme, a cineasta mescla ficção e imagens de arquivo em uma homenagem à primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal. Além disso, a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, no Festival de Veneza, em 1954, pela atuação no filme “Sinhá Moça”.
Juliana Vicente também assina outro destaque da programação, Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo. Exibido na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o documentário mostra a origem e a ascensão do grupo mais influente do rap nacional.
Outro destaque da mostra é o filme acreano Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho, grande vencedor do 50º Festival de Gramado, em 2022. O longa apresenta uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste frente à contemporaneidade que parece negar a floresta. Na periferia de Rio Branco, no Acre, as vidas de três jovens amigos de infância se entrelaçam.
Premiado também em Gramado, e selecionado para representar o Brasil no Oscar 2023, Marte Um, de Gabriel Martins, também está na mostra. É mais uma oportunidade para o público assistir na telona essa história de uma família negra de classe média baixa dos arredores de Belo Horizonte.
Conheça a programação completa no site do evento.
Onde assistir
No CineSesc, a “Ojú – Roda Sesc de Cinemas Negros” terá 24 sessões presenciais, com venda de ingressos pelo site sescsp.org.br/cinesesc e na bilheteria do cinema. A plataforma Sesc Digital recebe 10 obras contemporâneas que dialogam com o legado histórico do cineasta Zózimo Bulbul (1937-2013). Os filmes poderão ser assistidos gratuitamente pelo público de todo o Brasil, pelo site sescsp.org.br/oju.
Serviço
Mostra: “Ojú – Roda Sesc de Cinemas Negros”
www.sescsp.org.br/cinemasnegros
De 15/3 a 16/4/2023
(foto: “Noites Alienígenas”)