Olhos Famintos (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Olhos Famintos

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Curiosamente, o ponto forte de Olhos Famintos (Jeepers Creepers, 2001) não é o seu terror sobrenatural, mas o suspense real causado por um caminhão em uma estrada. Nesse sentido, lembra Encurralado (Duel, 1971) a estreia de Steven Spielberg em um longa para a TV, no qual um caminhão persegue um motorista que dirige por estradas desertas.

Antes de tudo, o diretor Victor Salva faz questão de aproximar os protagonistas do espectador. Assim, os irmãos Trish (Gina Philips) e Darry (Justin Long) estão sozinhos no carro com destino à casa da mãe deles que mora em outro estado. Os jogos e brincadeiras entre eles revela o quanto se gostam e estão conectados. Os diálogos divertidos e a química entre os atores embalam essa sequência longa, ao mesmo tempo que criam empatia pelos personagens. É o suficiente para, então, inserir o evento que coloca a narrativa, de fato, em ação. Do nada, surge um caminhão velho a toda velocidade que começa a atazanar o pequeno carro dos irmãos. Quase acontece um acidente, mas Trish e Darry conseguem se safar. Mas, logo adiante, eles testemunham o motorista desse caminhão aparentemente jogando dois cadáveres envoltos em lençóis em um cano no terreno de uma casa abandonada.

Com isso, o motorista do caminhão volta a perseguí-los, agora com intenção de causar dano a esses bisbilhoteiros. O clímax do suspense acontece nessa cena na estrada, mas o filme continua envolvente até Darry descobrir o que está no fundo daquele cano. A imagem é aterrorizante, um horror inimaginável digno das obras de H.P. Lovecraft. Nas cenas seguintes,  a tensão ainda se mantém, embora em menor intensidade.

Surge o Creeper

O terreno que o filme preparou até esse momento renderia um ótimo thriller sobre um serial killer de carne e osso. Mas a proposta de Victor Salva não é essa. Daí para a frente, inevitavelmente, Olhos Famintos aposta no ser sobrenatural responsável pela matança na região. Raramente um filme atende à alta expectativa do público nessas situações. Este aqui não chega a decepcionar, tanto que o filme rendeu outras três sequências (só a mais recente, de 2022, não teve direção de Salva). O Creeper surge e é um ser renascido das trevas, que se alimenta dos mortos para continuar “vivo”. Não fala, parece feito de cinzas, e possui poderes especiais. Há um sutil toque de humor nele, mas nada explícito como vemos em Freddy Krueger, por exemplo. Mas não traz nada marcante para o universo do terror.

O Creeper, a bem da verdade, cumpre o seu papel de criatura faminta em busca de vítimas, embora não tenha carisma nem seja terrivelmente assustador. Contudo, Olhos Famintos não depende exclusivamente dele. Os seus melhores momentos acontecem antes de ele dar as suas caras.  

___________________________________________

Ficha técnica:

Olhos Famintos | Jeepers Creepers | 2001 | 90 min | EUA, Alemanha | Direção e roteiro: Victor Salva | Elenco: Gina Philips, Justin Long, Jonathan Breck, Patricia Belcher, Brandon Smith, Eileen Brennan.

Onde assistir:
Olhos Famintos (filme)
Olhos Famintos (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo