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Os 3 Infernais (filme)
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Os 3 Infernais

Avaliação:
7/10

7/10

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Crítica | Ficha técnica

Os 3 Infernais é a continuação de A Casa dos 1000 Corpos (2003) e Rejeitados Pelo Diabo (2005), também dirigidos por Rob Zombie.

O músico Rob Zombie realiza outro filme do gênero suspense e terror, retomando os três sanguinários personagens Baby, Otis e Captain Spaulding. O trio cumpre pena separadamente, cada um trancafiado em um local distinto, depois da condenação em 1978 pelos bárbaros crimes dos filmes anteriores. Dez anos depois, Spaulding morre executado na cadeira elétrica, e Otis consegue escapar com a ajuda do irmão, Winslow.

Winslow e Otis então forçam o carcereiro Virgil a soltar a irmã caçula Baby. Os três fogem para uma pequena cidade decadente no México, mas um chefão do crime local quer se vingar de Otis pela morte de seu pai.

Estilo na direção

Desde o início, Os 3 Infernais chama a atenção pela sua fotografia esmaecida, que remete a clássicos do gênero, como O Massacre da Serra Elétrica (1974), de Tobe Hooper. A paisagem contribui para essa semelhança também. Afinal, o cenário desértico do oeste dos EUA torna crível pensarmos que seus habitantes socialmente isolados desenvolvam mentes distorcidas como desse trio de irmãos. São psicopatas que, além de matarem sem sentirem culpa, sente prazer na crueldade.

Definitivamente, Zombie procura estilo em sua direção, e não apenas na fotografia com cores desbotadas. Por um lado, homenageia Sam Peckinpah com o uso de câmera lenta nas cenas violentas. Por outro, contrasta a brutalidade das imagens gore com uma trilha sonora tocando rockabilly romântico, provocando o cinismo em seu olhar e no pensamento do espectador. Ademais, consegue contar boa parte da estória através de noticiários da tv, o que é essencial para situar quem não assistiu aos filmes anteriores. As cenas de ação possuem vários planos curtos de detalhes, que acentuam a violência. Por fim, cria uma eficiente sequência de suspense quando a quadrilha do chefão mexicano se aglomera perto de onde os três infernais estão e estes não percebem.

Mas, erra também. Zombie se perde nos cortes e, por exemplo, não mostra o anão levando o tiro no quarto onde está Winslow. Quando os três partem para o México, demora um pouco para o filme retomar seu ritmo, criando uma “barriga” na estória que reduz o interesse do público. O roteiro, também de Zombie, insere a chegada de um palhaço na casa do carcereiro, que é totalmente inexplicada. Além disso, causa estranheza também o carcereiro aceitar a ordem de soltar Baby quando a melhor alternativa seria voltar para a casa com uma grande frota de policiais.

Exaltando os criminosos

Os 3 Infernais procura colocar o espectador na mesma posição criticável da população que exalta o trio de bandidos ao assistir as notícias da televisão, situação similar a Bonnie e Clyde (1967).  Ao mostrar o personagem escroto do dono do hotel delatando a presença dos três para o chefão da bandidagem local, o filme pede para o público torcer pelos três infernais. Se você foi convencido a ficar do lado do trio de assassinos, então provavelmente você defenderia a soltura deles quando foram condenados à prisão.

Por outro lado, a atuação de Sheri Moon Zombie, esposa de Rob, é surpreendentemente boa. É histriônica ao exagero, mas isso acaba funcionando para mostrar quão perturbada é sua personagem Baby. A crueldade dessa psicopata assusta.

Enfim, Os 3 Infernais traz ação, suspense e gore. Só não espere um roteiro bem amarrado.


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