Pesquisar
Close this search box.
Cartaz do filme "Os Descendentes"
[seo_header]
[seo_footer]

Os Descendentes

Avaliação:
7,5/10

7,5/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Os Descendentes (The Descendants) comprova o que Alexander Payne demonstrou em seus dois filmes anteriores, As Confissões de Schmidt (About Schmidt, 2002) e Sideways (2004): que ele é um bom diretor de conflitos pessoais, incluindo aí os dilemas internos, existenciais. Desta vez, na pessoa de Matt King (George Clooney), um herdeiro de vastas terras no Havaí, onde mora. Sua vida centrada nos negócios sofre um baque com o acidente grave de barco que deixa sua esposa em coma. De repente, ele precisa lidar com suas filhas, Scottie (Amara Miller) de 10 anos, e Alexandra (Shailene Woodley), de 17. Mas não sabe como fazer isso, pois foi um pai e marido ausente.

Em paralelo, Matt está prestes a definir o destino de uma grande área paradisíaca prestes a ser vendida por milhões de dólares. Basta ele confirmar a decisão de seus primos e todos levarão uma bolada para casa. Mas o filme revela, através de um questionamento atravessado de uma moradora de família nativa, que a população local teme os efeitos devastadores do novo empreendimento imobiliário que surgirá com a venda.

Com o agravamento das condições da esposa de Matt, passando do estar doente para o estar morrendo, Os Descendentes entra de cabeça no melodrama. E o faz sem medo de mostrar o choro, ainda que implícito na cena impactante da explosão de tristeza de Alexandra dentro da piscina, ou mesmo sem filtros na reação de Scottie. Ademais, como nos bons melodramas clássicos, acrescenta emoção com revelações que abalam os paradigmas sociais. Nada soa forçado, e sempre parece natural, impressão construída com a direção sem invenções de Alexander Payne.

Humor em meio ao drama

Apesar dessa autenticidade, há um espaço para um humor sutil, característica desse diretor. Nesse quesito, temos a presença do amigo inconveniente de Alexandra, e algumas atitudes inesperadas, como o beijo na boca que Matt rouba de Julie (Judy Greer), uma esposa traída, como o próprio Matt. A suave música local, além disso, mantém um tom mais ameno nessa história essencialmente triste.

As duas situações se convergem ajudando Matt a mutuamente lidar com a morte da esposa (e tudo mais ao redor disso) e com o dilema da venda das terras. A cena final de, assim, é emblemática: no sofá, ele reúne o que agora percebe ser o que realmente tem valor em sua vida. Os milhões de dólares adicionais acabariam por mantê-lo ainda mais concentrado no trabalho e longe da família.  

___________________________________________

Ficha técnica de “Os Descendentes”:

Os Descendentes | The Descendants | 2011 | 115 min | EUA | Direção: Alexander Payne | Roteiro: Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash | Elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Amara Miller, Nick Krause, Patricia Hastie, Beau Bridges, Robert Forster, Matthew Lillard, Judy Greer.

Onde assistir:
George Clooney e Shailene Woodley em cena de "Os Descendentes".
George Clooney e Shailene Woodley em cena de "Os Descendentes".
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo