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Os Inventados (filme)
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Os Inventados

Avaliação:
6/10

6/10

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Crítica | Ficha técnica

A trama de Os Inventados soa desgastada. Ao invés de ecoar o cinema fantástico de Luis Buñuel, como talvez fosse a intenção dos realizadores, o filme ressona nas produções que buscam a emoção barata da surpresa, que abundam na Netflix.

A trama

Lucas é um atendente de help desk, solitário e inseguro, que entra num workshop de interpretação que propõe uma vivência extrema. Isolados em uma casa no interior, os cinco alunos devem inventar um papel para si mesmos, e nunca sair dele durante os quatro dias do curso. Caso contrário, deverá ir para casa. Assim, a cada dia uma pessoa do grupo desaparece, e, aparentemente, só Lucas se lembra delas.

Os Inventados desenvolve esse enredo de uma forma previsível. A ausência de recursos (trilha sonora, fotografia, movimentos de câmera e mesmo as atuações) que poderiam criar um tom de estranheza em linha com o enredo torna o filme frio. Por um lado, é um alívio que se distancie dos efeitos exageradamente dramáticos, mas, por outro lado, torna tudo muito passivo. O roteiro poderia criar tensão, por exemplo, colocando Lucas, que assume papel de médico no jogo, contra a parede. Ou seja, posto à prova entre salvar uma vida ou ser desclassificado.

Por isso, o filme melhora quando só sobram dois participantes. É quando o enredo toca na sensibilidade dos personagens, levando à explosão de Lucas. E, também, no momento em que ele descobre uma verdade dita por Verónica sem quebrar as regras do treinamento.

Indícios de originalidade

O final de Os Inventados pode frustrar o público, pois recorre àquela solução de Robert Wiener em O Cabinete do Dr. Caligari (1920), que revela que toda a história era um sonho. Não à toa, um dos filmes que os personagens veem na TV é o expressionista Fausto de F.W. Murnau – o outro a fantasia argentina Nazareno Cruz y el Lobo (1975). Acima de tudo, essa conclusão permite aos diretores Leo Basilico, Nicolás Longinotti e Pablo Rodríguez Pandolfi amarrarem o desfecho com um trecho da parte inicial, em que o raccord dos olhares acontece após um longo parênteses. Dessa forma, pelo menos há indícios de originalidade nesse filme que aproveita a onda de enredos paranoicos.


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