O primeiro filme, Um Pequeno Favor (A Simple Favor, 2018), conseguia criar tensão, tanto na relação quase sexual entre Stephanie Smothers (Anna Kendrick) e Emily Nelson (Blake Lively) quanto no mistério que a trama levantava. Porém, se perdia quando explorava o humor sombrio.
Sua sequência, Outro Pequeno Favor, parte direto para esse tipo de comédia difícil de realizar, que o diretor Paul Feig, novamente, nunca consegue fazer funcionar. Com um roteiro que cai na mania atual de surpreender o público com voltas e reviravoltas na trama, Feig aproxima o filme da comédia maluca, porque as surpresas se tornam cada vez mais absurdas. As revelações de identidades falsas lembram até aqueles dramalhões de novelas da pior qualidade. Além disso, a grande quantidade de personagens secundários caricatos só reforça essa má impressão.
Um favor pior que o outro
No enredo, Emily consegue sair da prisão e vai se casar com Dante Versano (Michele Morrone), herdeiro de uma poderosa família mafiosa. Para surpresa de Stephanie, Emily a convida para ser sua madrinha na cerimônia a ser realizada na Ilha de Capri. Mesmo desconfiada de que possa ser uma armadilha para um plano de vingança, Stephanie embarca para a Itália. Mas, logo mortes começam a acontecer, e Stephanie, além de temer ser uma das vítimas, se torna também suspeita dos assassinatos.
Paul Feig, talvez influenciado por voltar ao mesmo ambiente, destaca em Outro Pequeno Favor aquele humor grosseiro de seu filme Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids, 2011). O personagem de Henry Golding, muito caricato desta vez, é o principal porta-voz dessa comédia baixaria. O sexo, por sinal, não cria nenhuma tensão, é apenas instrumento para piadas chulas. No lugar de uma insinuação lésbica entre Stephanie e Emily entra uma bizarra cena de beijo na boca entre dois personagens interpretados por Blake Lively.
E há tanta armação na trama que parece que as roteiristas Jessica Sharzer e Laeta Kalogridis, a partir de certo ponto, já não sabem mais como terminar o filme. Chegam até a repetir a expressão do título duas vezes perto da conclusão, entregando que as ideias se esgotaram.
Um Pequeno Favor não era grande coisa, mas Outro Pequeno Favor é muito pior. Se apostasse na comédia maluca, talvez Paul Feig tivesse acertado a mão.
___________________________________________
Ficha técnica:
Outro Pequeno Favor | Another Simple Favor | 2025 | 120 min. | EUA | Direção: Paul Feig | Roteiro: Jessica Sharzer, Laeta Kalogridis | Elenco: Anna Kendrick, Blake Lively, Henry Golding, Michele Morrone, Elena Sofia Ricci, Allison Janney, Elizabeth Perkins, Joshua Satine, Andrew Rannells, Alex Newell, Bashir Salahuddin, Taylor Ortega.
Distribuição: Prime Video.
Trailer: