Pesquisar
Close this search box.
Passado Violento (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Passado Violento

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Passado Violento (Clean) é uma empreitada individual de Adrien Brody. Embora o diretor seja Paul Solet, que trabalhou antes com Brody em Alvo Triplo (Bullet Head, 2017), o roteiro (coescrito com Solet), a produção e até a música possuem a assinatura do ator.

Motoristas que querem limpar a cidade

No início de Passado Violento, encontramos pontos em comum com Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. Ao invés de ser um motorista de táxi, o protagonista vivido por Adrien Brody é um motorista de caminhão de lixo. Desse emprego vem seu apelido, Clean, e a possibilidade de literalmente limpar as ruas da cidade. Ou seja, ele concretiza a ânsia do personagem de Robert De Niro para limpar as ruas da degradação (prostitutas, bandidos, viciados e traficantes). De forma similar, ambos os personagens expressam suas desesperanças em narrações voice off em primeira pessoa, enquanto dirigem pelos bairros sujos. A certeza da influência do filme de Scorsese surge ao ouvirmos o primeiro nome dito na história: um participante de uma terapia em grupo que se chama Travis, tal como o Travis Bickle de De Niro.

O tom de desilusão permeia todo o enredo de Passado Violento. Mas, diferente de Travis Bickle, para Clean esse sentimento vem do passado violento que levou a uma tragédia, informação que a trama desenrola aos poucos, através de flashbacks. O trabalho duro, e rotineiro, no serviço de limpeza é um escape, mas Clean admite que não é possível apagar o passado. Em paralelo, acompanhamos os dramas de outro desalentado, o traficante Michael (Glenn Fleshler), que vê seu filho se perder na companhia de uma gangue violenta.

Do drama ao filme policial violento

A primeira hora do filme mergulha o espectador no contexto melancólico desses personagens. Então, acontece o gatilho que une essas duas linhas narrativas, e a trama se torna um policial violento que parece confirmar o tom de desesperança delineado desde o início. Ainda assim, é emblemático que Clean utilize como arma mortal instrumentos de trabalho, como chave de fenda, chave de boca, machados etc.; dessa forma, o filme marca sua vontade de se afastar da vida pregressa como matador de aluguel.

Para quem gosta de um filme policial duro, sério, com forte carga dramática, Passado Violento é um prato cheio. Mas, os que querem um longa repleto de ação, este soará lento demais. De qualquer forma, os embates são bem filmados por Paul Soet, que realiza aqui seu quarto e melhor trabalho de direção.

___________________________________________

Ficha técnica:

Passado Violento | Clean | 2021 | 94 min | EUA | Direção: Paul Solet | Roteiro: Paul Solet, Adrien Brody | Elenco: Adrien Brody, Glenn Fleshler, Richie Merritt, Chandler DuPont, Mykelti Williamson, Michelle Wilson.

Onde assistir:
Passado Violento (filme)
Passado Violento (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo