Paulo Miklos ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Gramado pelo filme O Homem Cordial, que está na programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Miklos construiu uma carreira sólida como ator, e hoje nem é preciso mais apresentá-lo como ex-vocalista da banda Titãs. Esse papel no filme de Iberê Carvalho, porém, o aproxima da sua carreira musical.
No filme, Miklos interpreta Aurélio, um vocalista de uma banda de rock que fez muito sucesso nos anos 1990. Na noite de retorno de sua banda aos palcos, viraliza na internet um vídeo que o envolve na morte de um policial militar. Então, o astro passa a ser alvo do afloramento de uma onda de ódio e intolerância de grupos radicais pelas ruas de São Paulo.
O roteiro foi escrito pelo diretor em coautoria com o uruguaio Pablo Stoll, de Whisky (2003). Iberê Carvalho teve a ideia do filme em 2015, quando se incomodou com a crescente polarização no Brasil. O ódio das pessoas num vídeo que mostrava um menino de dez anos sendo linchado o chocou. Segundo ele, “estamos vivendo um momento tão estranho e revelador de nossa sociedade que é impossível qualquer ficção ter a pretensão de acompanhar a realidade”.
O Homem Cordial possui uma equipe premiada. O diretor de fotografia é Pablo Baião, vencedor do Kikito de Melhor Fotografia no último Festival de Gramado por Simonal, e a diretora de arte é Maíra Carvalho, ganhadora do Kikito de Melhor Direção de Arte em 2015 por O Último Cine Drive-in, filme de estreia de Iberê Carvalho.
O filme é uma coprodução Quartinho Direções Artísticas, Acere, Momento Filmes e Pavirada Filmes. A distribuição nacional é da O2 Play e a representação internacional da Media Luna Films.
Teaser do filme:
FICHA TÉCNICA
Direção: Iberê Carvalho
Roteiro: Pablo Stoll e Iberê Carvalho
Produção: Quartinho Direções Artísticas, Pavirada Filmes, Acere e Momento Filmes
Produtores: Maíra Carvalho, Rodrigo Sarti Werthein, Rune Tavares e Iberê Carvalho
Produção Executiva: Rune Tavares, Camila Ciolim e Rodrigo Sarti Werthein
Fotografia: Pablo Baião
Direção de Arte: Maíra Carvalho
Som: Daniel Turini, Fernando Henna e Henrique Chiurciu
Montagem: Nina Galanternick
Som direto: Marcos Manna
Figurino: Eduardo Barón e Vinicius Couto
Maquiagem: Vanessa Barone
Elenco: Paulo Miklos, Thaíde, Dandara de Morais, Thalles Cabral, Theo Werneck, Fernanda Rocha, Bruno Torres, Murilo Grossi, Mauro Shames, Felipe Kenji, Tamirys O’Hanna e André Deca
País: Brasil
Ano: 2019
Duração: 83 min.
Leia também as críticas sobre “O Homem Cordial”, por Sérgio Alpendre e por Eduardo Kaneco.