Pesquisar
Close this search box.
Phil Lynott: Songs For While I'm Away (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Phil Lynott: Songs For While I’m Away

Avaliação:
7/10

7/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

O documentário Phil Lynott: Songs For While I’m Away conta a história do músico inglês Phil Lynott, que liderou a banda Thin Lizzy e se tornou o rockstar mais famoso da Irlanda.

Phil Lynott nasceu em West Bromwich, em 1949, de uma mãe branca e um pai negro, que não o assumiu. Aos sete anos, o menino passou a viver em Dublin, com os avôs. Ele era um dos poucos negros na cidade, e isso marcou sua personalidade.

Aos 15 anos, fundou a banda Skid Row, com futuros integrantes do Thin Lizzy, Brian Downey e Gary Moore. Segundo contam no filme, o ponto de virada em sua vida foi a turnê do Thin Lizzy abrindo para o Slade. Após ver Lynott com medo da plateia que pedia pela atração principal, o vocalista Noddy Holder, do Slade, lhe deu conselhos que o fizeram se transformar em um verdadeiro rockstar.

Depoimentos

Para contar a história de Phil Lynott, o documentário se apoia nos relatos de vários depoentes. Antigos companheiros do Thin Lizzy, e músicos que apreciam sua música, como James Hetfield e Huey Lewis, falaram para a diretora Emer Reynods. Além deles, destacam-se a primeira namorada e a última esposa de Lynott, bem como suas duas filhas.

Esses depoimentos foram montados em ordem cronológica e de acordo com o assunto. Há, também, vários trechos das músicas do Thin Lizzy ou da breve carreira após a separação da banda. Nesse quesito, há escolhas que evidenciam o foco nas letras, para ressaltar a qualidade de poeta de Lynott. Aliás, o filme deixa claro que ele não gostava de tocar “Whiskey in the Jar”, um dos maiores sucessos da banda, mas que não era uma música própria, e sim uma adaptação de uma canção tradicional.

Não espere ver aqui um retrato polêmico de uma celebridade. Apesar de Lynott, como muitos músicos de rock, ter usado drogas e álcool, ele não alcançou níveis de dependência, nem aprontou loucuras.

Morreu de insuficiência pulmonar, em 1986, numa época em que tentava retomar o sucesso após o fim do Thin Lizzy. Segundo os relatos, ele era uma pessoa sensível, que conseguiu imprimir essa característica nas suas músicas. É lá que devemos procurar os motivos de sua fama, pois ele não era assunto para tabloides.


Phil Lynott: Songs For While I'm Away (filme)
Phil Lynott: Songs For While I'm Away (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo