O documentário Phil Lynott: Songs For While I’m Away conta a história do músico inglês Phil Lynott, que liderou a banda Thin Lizzy e se tornou o rockstar mais famoso da Irlanda.
Phil Lynott nasceu em West Bromwich, em 1949, de uma mãe branca e um pai negro, que não o assumiu. Aos sete anos, o menino passou a viver em Dublin, com os avôs. Ele era um dos poucos negros na cidade, e isso marcou sua personalidade.
Aos 15 anos, fundou a banda Skid Row, com futuros integrantes do Thin Lizzy, Brian Downey e Gary Moore. Segundo contam no filme, o ponto de virada em sua vida foi a turnê do Thin Lizzy abrindo para o Slade. Após ver Lynott com medo da plateia que pedia pela atração principal, o vocalista Noddy Holder, do Slade, lhe deu conselhos que o fizeram se transformar em um verdadeiro rockstar.
Depoimentos
Para contar a história de Phil Lynott, o documentário se apoia nos relatos de vários depoentes. Antigos companheiros do Thin Lizzy, e músicos que apreciam sua música, como James Hetfield e Huey Lewis, falaram para a diretora Emer Reynods. Além deles, destacam-se a primeira namorada e a última esposa de Lynott, bem como suas duas filhas.
Esses depoimentos foram montados em ordem cronológica e de acordo com o assunto. Há, também, vários trechos das músicas do Thin Lizzy ou da breve carreira após a separação da banda. Nesse quesito, há escolhas que evidenciam o foco nas letras, para ressaltar a qualidade de poeta de Lynott. Aliás, o filme deixa claro que ele não gostava de tocar “Whiskey in the Jar”, um dos maiores sucessos da banda, mas que não era uma música própria, e sim uma adaptação de uma canção tradicional.
Não espere ver aqui um retrato polêmico de uma celebridade. Apesar de Lynott, como muitos músicos de rock, ter usado drogas e álcool, ele não alcançou níveis de dependência, nem aprontou loucuras.
Morreu de insuficiência pulmonar, em 1986, numa época em que tentava retomar o sucesso após o fim do Thin Lizzy. Segundo os relatos, ele era uma pessoa sensível, que conseguiu imprimir essa característica nas suas músicas. É lá que devemos procurar os motivos de sua fama, pois ele não era assunto para tabloides.
___________________________________________
Ficha técnica:
Phil Lynott: Songs For While I’m Away (2020) Irlanda. 112 min. Direção e roteiro: Emer Reynolds. Com Carl Shaaban, Eric Bell, Scott Gorham, James Hetfield, John Kelly, Huey Lewis, Cathleen Lynott, Monica Lynott, Peter Lynott, Sarah Lynott, Suzy Quatro, Caroline Taraskevics, Midge Ure, Darren Wharton.
Ficou interessado? Então, aproveite para assistir ao filme no Festival In-Edit Brasil, que rola entre 16 e 27 de junho de 2021.