ENTENDA A POLÊMICA DE “E O VENTO LEVOU”

Um dos maiores clássicos do cinema, E o Vento Levou se tornou objeto de polêmica com os protestos por conta do assassinato de George Floyd. Por isso, a HBO Max, nova plataforma de streaming dos EUA, retirou o filme de seu catálogo no início de junho, atendendo a solicitação do colunista John Ridley no Los Angeles Times.

Conforme matéria do site do The Wrap, Bob Greenblatt, o presidente da WarnerMedia, proprietária da HBO Max, explicou que o E o Vento Levou foi excluído porque ele devia estar acompanhado da sua devida contextualização, como a TCM fez durante anos quando o exibiu na TV.

Retrato complacente da escravidão

O filme retrata a escravidão no estado do sul dos EUA, antes da Guerra Civil, com uma complacência que indica essa condição terrível como aceitável e até agradável. Os escravos parecem pessoas felizes e leais, e até simplórias, e suas condições miseráveis não aparecem na estória.

Greenblatt declarou: “Este é um filme complicado. Sem dúvida, um dos mais vistos de todos os tempos, e dos mais premiados. E ele tem esses problemas que não são insignificantes. Especialmente nesse momento em que vivemos. Nós realmente queremos colocar o contexto correto nele.”

E completa: “Não devemos negar que esses filmes existem, eles devem ser mostrados para as pessoas, mas contextualizados. E, quem sabe, eles joguem alguma luz sobre esses assuntos que afetaram Hollywood. No último século em Hollywood, há muitos momentos obscuros nos filmes sobre os quais precisamos falar.”

Vídeo introdutório

Assim, E o Vento Levou retornou à HBO Max nessa quarta-feira, agora com um vídeo introdutório que aborda essa visão distorcida dos estados sulistas americanos.

Nessa introdução de quase cinco minutos, a apresentadora Jacqueline Stewart alerta sobre a abordagem nostálgica do filme que nega os horrores da escravidão e o tratamento racial desigual. Ela diz que assistir a E o Vento Levou pode ser incômodo, até doloroso. Porém, ainda é importante que os filmes clássicos hollywoodianos estejam disponíveis a todos na sua forma original.

Por isso, a HBO Max colocou também vários extras para acompanhar E o Vento Levou. Por exemplo, um painel de discussão chamado ‘Gone With the Wind:’ A Complicated Legacy, filmado no TCM Film Festival de 2019, onde o filme foi exibido. E, também, um filminho de 5 minutos chamado Hattie McDaniel: What a Character!, com um breve perfil da atriz coadjuvante do filme que foi a primeira artista negra a vencer o Oscar. Esse vídeo mostra que ela não pôde comparecer à pré-estreia do filme em 1939 devido a uma lei do estado da Georgia.

De fato, E o Vento Levou é o filme de maior bilheteria da história, considerando os valores corrigidos pela inflação, e recebeu dez Oscars da Academia. Mas, hoje só é aceitável assistí-lo tendo em consideração o alerta sobre conteúdo racista. No Brasil, ele está disponível no Youtube e em dvd, sem esse alerta.

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo