A cerimônia de encerramento da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes aconteceu no sábado, dia 30 de janeiro de 2021, quando ocorreu a divulgação dos premiados. O Júri Oficial, formado por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual, escolheu o filme baiano “Açucena”, de Isaac Donato, como o vencedor de melhor longa-metragem.
A integrante do júri, cineasta e curadora Graciela Guarani falou sobre a escolha: “’Açucena’ celebra e movimenta as imagens para dar a ver o que não é da ordem do visível”, pois acumula delicadamente um estranho familiar, evocando uma infância ou maternidade coletivas. Com dissonância misteriosa, estimulada a partir do cotidiano de sorrisos, gestos e falas de uma comunidade envolta numa festa-ritual, premiamos um filme de partilha de sensibilidades”.
Juntamente com Graciela Garani, compõem o júri Ivone Margulies, Leonardo Bomfim, Mariana Souto, e Soraya Martins.
A 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes contou também com um Júri Jovem. Deste, participaram Ana Julia Silvino, Anália Alencar, Lorenna Rocha, Manu ZIlveti, e Rodrigo Sampaio Cauhi.
Realizado online, o evento conseguiu mais de 550 mil acessos de 92 países, no site www.mostratiradentes.com.br. Além disso, a mostra registrou alcance de mais de 2 milhões nas redes sociais.
Confira abaixo, a lista completa dos premiados da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes:
– Melhor longa-metragem da Mostra Aurora, pelo Júri Oficial: Açucena (BA), de Isaac Donato.
– Melhor longa-metragem pelo Júri Jovem, da Mostra Olhos Livres, Prêmio Carlos Reichenbach: “Nũhũ yãg mũ yõg hãm: essa terra é nossa!”, de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero.
– Melhor curta-metragem pelo Júri Oficial, Mostra Foco: “Abjetas 288”(SE), direção de Júlia da Costa e Renata Mourão.
– Prêmio Canal Brasil de Curtas: 4 Bilhões de Infinitos (MG), de Marco Antônio Pereira.
– Prêmio Helena Ignez para destaque feminino: Ana Johann, diretora e roteirista de “A Mesma Parte de um Homem” (PR).