O documentário Proibido Nascer no Paraíso revela que, desde 2004, mulheres de Fernando de Noronha/PE são forçadas a se afastar de casa para terem seus bebês, pois o único hospital local não está preparado para realizar partos. E aquelas que se recusam são coagidas a sair. Aliás, nem mesmo as nativas podem optar por ficar.
E, a proibição coincide com a explosão do turismo na ilha e gera conflito entre empresários e aqueles que têm direito à terra. Nesse sentido, o filme acompanha a saga de três gestantes de famílias tradicionais da gravidez até o parto.
Leia a crítica do filme aqui.
Joana Nin
A diretora do filme é Joana Nin. Ela iniciou sua carreira no cinema em 2005 com o curta Visita Íntima, melhor curta brasileiro do É Tudo Verdade 2006 e vencedor do Kikito de prêmio especial do júri, além de outros 19 prêmios. Além disso, seu filme Cativas – Presas Pelo Coração recebeu uma menção honrosa do júri do Festival do Rio 2013 e participou de eventos internacionais. No momento, está realizando o longa-metragem, A Vila dos Três Apitos, documentário sobre Noel Rosa, e o telefilme Os 80 Gigantes, sobre uma companhia de teatro do Paraná.
Então, Proibido Nascer no Paraíso é o segundo longa-metragem, de Joana Nin, que comenta sobre o filme e a sua pré-estreia que acontece em 20 e 24 de fevereiro em Fernando de Noronha:
Pré-estreia
“Quando eu estava filmando o documentário na ilha, ouvi diversas vezes das pessoas que participaram comentários sobre o desejo de ver o filme depois. A internet na ilha não funciona tão bem, então para que eles possam assistir, eu terei que levar o filme até lá. Acho fundamental que o realizador de documentário de alguma forma devolva o filme para comunidade ou para as pessoas que emprestaram sua história. Neste sentido, para mim tem uma importância muito grande exibir o filme em Fernando de Noronha. Afinal, este problema virou uma questão de pertencimento na ilha. O filme é uma ferramenta importante para contribuir neste debate. Como assim não é possível ter um bebê no mesmo lugar onde nasceu a mulher?”, explica a diretora Joana Nin.
A produção de Proibido Nascer no Paraíso é da Sambaqui Cultural, e a distribuição da Boulevard Filmes, que o lançará comercialmente no Brasil a partir do dia 11 de março de 2021. (nota de 5/3/2021: devido às restrições da fase vermelha em vários estados brasileiros, a estreia do filme foi adiada, com data ainda indefinida).
Obs: a pré-estreia é aberta ao público e acontece em duas sessões. A primeira no dia 20 de fevereiro e a segundo no dia 24 de fevereiro, às 20h00 no Muzenza, na Vila dos Remédios. A capacidade máxima do local, que já está funcionando com limite reduzido por conta da Covid-19, é de 90 pessoas.
Assista ao trailer oficial aqui.
fonte: divulgação