Que Mal Eu Fiz a Deus? (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Que Mal Eu Fiz a Deus?

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

A comédia francesa Que Mal Eu Fiz a Deus? usa luvas de pelica para lidar com o tema delicado do preconceito. O diretor Philippe de Chauveron realizou quatro longas antes deste, sempre dentro da comédia. E, os dois últimos com o personagem infantil Ducobu. Assim, acostumou-se a narrar histórias com leveza, e é evidente sua preocupação em não ofender ninguém quanto a diferenças raciais e religiosas.

É claro que seria impossível blindar os mais sensíveis às piadas que inevitavelmente surgem ao longo do filme. Afinal, a base do seu humor está nesse choque. Mas, as piadas não fogem das superficialidades, como chamar um ao outro pelo nome de uma pessoa famosa da mesma etnia. Não deixa de ser preconceito, porém não faz a comparação diminuindo o outro.

O centro do preconceito é o casal Claude e Marie Verneuil, católicos brancos que veem suas quatro filhas escolherem homens de outras raças e religiões. Assim, seus genros são um judeu, um árabe e um chinês. Agora, estão prestes a conhecer o noivo da filha mais nova. E ele é negro. O conflito não se concentra apenas nos pais, mas nos genros também, que na primeira parte do filme se insultam e se desentendem. Por fim, em sua conclusão, Que Mal Eu Fiz a Deus? afirma sua mensagem contra o preconceito, num final feliz em que todos superam suas diferenças. Antes, inclusive, enaltece a convivência dentro da França, quando os genros cantam “A Marselhesa” juntos e emocionam Claude Verneuil.

A via do politicamente correto triunfa como a única alternativa hoje. Que Mal Eu Fiz a Deus? não atinge um décimo do humor que o Monty Python extrairia desse tema. Porém, é melhor sacrificar a comédia do que a civilidade.

___________________________________________

Ficha técnica:

Que Mal Eu Fiz a Deus? | Qu’est-ce qu’on a fait au Bon Dieu? | 2014 | França | 97 min | Direção: Philippe de Chauveron | Roteiro: Philippe de Chauveron, Guy Laurent | Elenco: Christian Clavier, Chantal Lauby, Ary Abittan, Medi Sadoun, Frédéric Chau, Noom Diawara, Frédérique Bel, Julia Piaton, Émilie Caen, Élodie Fontan, Pascal N’Zonzi, Salimata Kamate, Tatiana Rojo.

Distribuição: Pandora / Europa.

Onde assistir:
Que Mal Eu Fiz a Deus? (filme)
Que Mal Eu Fiz a Deus? (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo