Pesquisar
Close this search box.
Poster do filme "Rumo a uma Terra Desconhecida"
[seo_header]
[seo_footer]

Rumo a uma Terra Desconhecida

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

O diretor árabe Mahdi Fleifel está na Competição Novos Diretores da 48ª Mostra SP com seu segundo longa, Rumo a uma Terra Desconhecida. Filmado em Atenas, o filme acompanha os primos Chatila e Reda, palestinos refugiados na cidade grega. Este não era o destino sonhado pelos dois, que esperavam chegar à Alemanha, mas os contrabandistas de imigrantes só os levaram até aí. Agora, eles tentam juntar dinheiro para comprar passaportes falsos e continuarem a jornada conforme planejada desde o início.

Na primeira cena do filme, a dupla rouba a bolsa de uma senhora numa praça. Além desses delitos, Reda ainda tenta conseguir mais dinheiro se prostituindo. Porém, tudo isso é insuficiente, e eles partem para esquemas mais perigosos. O enredo contrapõe dois efeitos distintos desses crimes nessas pessoas que a princípio eram honestas. Chatila parece não ligar a mínima para o mal que causa aos outros, enquanto Reda entra em conflito com a sua consciência.

Em um filme que preza pelo naturalismo, o diretor Mahdi Fleifel ressalta o dilema de Reda através de truques imagéticos (por exemplo, no trecho com sua imagem duplicada) e seu comportamento (ele luta contra o vício das drogas). Porém, o que predomina no estilo de Fleifel aqui são os vários planos fixos tanto nas cenas exteriores quanto nas interiores. A fotografia não é intrusiva, exceto na parte final, quando a situação fica ruim e a luz diminui, inclusive chegando a um longo escurecimento até o fade out total. A tragédia dentro de um túnel segue similar intenção.

Imigrantes na Europa

Em Rumo a uma Terra Desconhecida, a questão dos imigrantes na Europa não ganha exposição na trama. Está, ao invés, implícita como o motor do enredo – todos os apuros que passam os protagonistas se originam dessa situação desumana. Se eles enveredam pelo caminho do crime, é por puro desespero.

Em certo momento, um deles comenta que na Palestina eles viviam como animais dentro de um cercado. Mas, ao tentarem a fuga pela imigração ilegal, essa condição animalesca se agrava. Chatila não tem mais consciência. Duas pessoas (a mulher grega e o menino palestino de 13 anos) desaparecem – podem estar bem como podem não estar. Mas, Chatila parece não se preocupar, e segue agindo sem pensar nas consequências de seus atos. Sua consciência só despertará com a trágica mensagem deixada por seu primo Reda.

___________________________________________

Ficha técnica:

Rumo a uma Terra Desconhecida | To a Land Unknown | 2024 | 105 min. | Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Catar, Arábia Saudita, Palestina | Direção: Mahdi Fleifel | Roteiro: Mahdi Fleifel, Fyzal Boulifa, Jason McColgan | Elenco: Mahmmod Bakri, Aram Sabbagh, Mohammad Alsurafa, Angeliki Papoulia, Mouataz Alshalton, Mohammad Ghassan, Monzer Reyahnah.

Distribuição: Imovision.

Cena do filme "Rumo a uma Terra Desconhecida"
Cena do filme "Rumo a uma Terra Desconhecida"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo