O Festival de Cinema de Santos 2023 acontece gratuitamente em mais de 10 espaços do município entre 20 e 28 de junho de 2023.
Entre os espaços do evento, estão: Cine Roxy 5, Sesc Santos, Cine Arte Posto 4, Unisantos, Praça do BNH, Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), UME Judoca Ricardo Sampaio (Caruara, área continental), Vila Criativa da Vila Progresso, Novotel, Cinemateca de Santos, UME Lourdes Ortis, Shopping Pátio Iporanga, Open House Idiomas.
Toda a programação é gratuita. Consulte a programação para saber quais atividades precisam de inscrição ou retirada de ingresso antecipada.
O tema desta 9ª edição é “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. A frase vem do clássico samba “Volta por Cima”, de 1962, do Noite Ilustrada.
Homenagens e cerimônia de abertura
A noite de abertura tem início às 19h na área externa do Cine Roxy 5, com lançamentos de livros e entrevistas de artistas. Além disso, traz a exposição “25×50: De Regan a Josué”. A curadoria desta exposição é da designer gráfico Márcia Okida.
Às 20h, tem início a cerimônia. Toninho Campos, do Cine Roxy, receberá a medalha Brás Cubas por sua contribuição à cultura santista, e Paulo e Tamirys receberão suas homenagens. Ao final, acontecem apresentações musicais.
Mostras competitivas, Humanidades e Retrospectivas
As mostras competitivas são divididas entre: mostra de longas nacionais, mostra de curtas de ficção nacionais, mostra de curtas de documentários nacionais, mostra de curtas de animação nacionais, mostra regional de curtas-metragens, Mostra Humanidades e a Mostra de Terror.
As mostras nacionais de longas e curtas de ficção e documentário acontecerão no auditório do Sesc Santos. Serão cerca de dez longas e dez curtas de várias partes do Brasil que dão um panorama do cinema brasileiro contemporâneo.
A Mostra Humanidades, que tem filmes brasileiros e estrangeiros acontece no Cine Arte Posto 4. Além disso, no Cine Arte também acontecerá a reprise da mostra regional e exibições comemorativas de Operação Dragão, Central do Brasil e O Exorcista.
A Mostra Regional ocorre no Cine Roxy 5, com a exibição dos curtas selecionados. Mas, antes, tem a sessão hors concours do curta Fã Número 1, de Élder Fraga.
A Mostra de Curtas de Animação se espalhará pelas sessões infantis em Caruara, morros, Praças e escolas. Já a Mostra de Terror acontecerá na Cinemateca de Santos.
O júri da mostra competitiva nacional foi formado pelos cineastas Andrea Pasquini e Diego da Costa e o professor doutor Jamer Guterrez de Mello. O júri das mostras regional e de animação reuniu a atriz Tamirys O’hanna, a designer gráfico Márcia Okida e o professor Wanderley Camargo. Já a mostra de terror teve como jurados os professores Rogério Ferraraz, Leandro Cesar Caraça e a atriz Ondina Clais.
Palestras e bate-papos
No dia 21 de junho acontecerá uma maratona de palestras e bate-papos no Novotel. Começa com o painel às 10h com os homenageados Paulo Miklos e Tamirys O’Hanna. Em seguida, os jurados do festival falarão sobre tendências do cinema nacional. Após, rola a palestra sobre os 50 anos de O Exorcista com a Prof. Dra. Laura Loguercio Cânepa (coordenadora do PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi). Ainda no dia 21, a atriz Ondina Clais ministra workshop de atuação na Unisantos.
No domingo, 25 de junho, 11h, no Sesc Santos, acontece o painel “O Momento da Crítica de Cinema no Mundo dos Streamings”. Estarão debatendo os críticos Roberto Sadovski (UOL) e Miguel Barbieri Jr (Veja São Paulo).
Sessões infantis e inclusivas
Com o objetivo de promover o cinema como ferramenta de inclusão, educação e transformação, acontecem sessões de cinema azul, para PCD. A sessão de cinema azul tem características como som mais baixo, temperatura ambiente, espaçamento entre o público etc.
Já as exibições infantis, acontecerão em espaços espalhados por todas as regiões de Santos.
Pré-estreias
O festival se propõe a realizar pré-estreias exclusivas e estimular a produção de longas-metragens na região. Na segunda-feira, 26 de junho, 19h, no Cine Roxy, acontecerá a avant-première de Sociedade Armada – 400% da História. A Sociedade Armada é uma das mais importantes bandas de hardcore do Brasil, com uma trajetória de mais de 30 anos. O documentário foi realizado de forma independente, pelo Estúdio Chromakey, com direção de Eric Garcez e Rodiney.
Confira mais pré-estreias na programação completa que está no site do evento.
Feira de mídia física
Dentro da sua proposta de preservação da memória cinematográfica, o Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos recebe o Bazar da Sétima Arte (b7arte). A feira de mídia física de filmes acontece no domingo, 25 de junho, na área de convivência do Sesc Santos, das 10h às 17h. O evento busca valorizar e divulgar o formato físico dos filmes, acreditando na cultura colecionista e de preservação do cinema. Em paralelo, acontece o debate “Por que colecionar filmes em mídia física em 2023?”. A conversa reúne William Tavares (Jornalista-ESPN) e Celso Menezes (Produtor Cultural/Escritor), com mediação de William Busa, do b7arte.
Virada cinematográfica
Como é tradição, acontecerá a Virada Cinematográfica na Cinemateca de Santos. Na madrugada do dia 23 de junho para o dia 24 de junho, a partir das 23h30, a mostra exibe três longas nacionais de terror.
Palestra e cerimônia de encerramento
O encerramento do festival contará com palestra do crítico de cinema Waldemar Lopes sobre a importância do filme Central do Brasil. O evento se realiza na Open House Idiomas, 28 de junho, 19h. Por fim, o Santos Film Fest anuncia os premiados desta edição.
Gostou? Então, confira a programação completa do Santos Film Fest 2023 no site oficial.