Pesquisar
Close this search box.

Cinemateca Brasileira | Mostra São Paulo Quadro a Quadro

Homem no volante de um carro

A Cinemateca Brasileira dá as boas-vindas a 2024 celebrando o aniversário de 470 anos da cidade de São Paulo com uma programação especial e acolhedora. A mostra “SÃO PAULO QUADRO A QUADRO”, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, promete levar os espectadores a uma viagem única pela história da cidade, destacando seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, abordando suas contradições cada vez mais presentes nos dias de hoje.

A programação

De 25 a 28 de janeiro, o público da Cinemateca Brasileira terá a oportunidade de se encantar com clássicos como São Paulo, a Symphonia da Metrópole, Fragmentos da Vida e São Paulo Sociedade Anônima. Esses filmes não apenas exploram o progresso econômico da cidade, mas também levantam questões cruciais, como a concentração de renda, a desigualdade social e as complexidades de uma sociedade industrial.

Cenários noturnos e personagens fascinantes ganham vida em obras como Cidade Oculta, onde um clima cyberpunk emerge da cidade esfumaçada e sombria, e em A Dama do Cine Shanghai, explorando a escuridão de uma sala de cinema como ponto de partida para uma envolvente narrativa. Além disso, a mostra destaca o submundo do crime em O Bandido da Luz Vermelha e Pixote, a Lei do Mais Fraco, abordando áreas degradadas da cidade e a violência nas favelas.

Perifericu e Corpo Elétrico oferecem perspectivas únicas sobre a forma como as pessoas vivem e ocupam a cidade, enquanto Espero tua (re)volta mostra a efervescência do movimento estudantil e suas lutas em escolas, ruas e avenidas. Já Diz a ela que me viu chorar e Era o Hotel Cambridge expõem a precariedade, as formas de organização e as relações de afeto em espaços de convívio coletivo para populações vulneráveis.

A mostra também inclui uma seleção imperdível de curtas-metragens, como Esta rua tão Augusta e Sob as pedras do chão. Além disso, destacam-se as cópias restauradas de A Metrópole de Anchieta e Pixote, a Lei do Mais Fraco. Para completar, também um cinejornal recentemente catalogado e digitalizado como parte do projeto Nitratos da Cinemateca Brasileira.

E o melhor de tudo: a programação é gratuita! Os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão. Confira a programação completa de filmes no Centro Cultural São Paulo clicando aqui.

(fonte: https://www.cinemateca.org.br/series/mostra-sao-paulo-quadro-a-quadro/)

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo