No dia 16 de julho de 2023, acontece a inauguração do Sato Cinema, o braço de exibição da Sato Company. Contrariando a tendência das últimas décadas, a sala não fica num shopping, e sim numa das ruas do bairro da Liberdade, conhecido por concentrar a cultura japonesa na capital de São Paulo. Nada mais adequado, afinal, o Sato Cinema promete uma programação voltada ao audiovisual asiático.
Especificamente, a nova sala de cinema paulistana se localiza dentro do Museu Histórico da Imigração Japonesa, na Rua São Joaquim, 381. Ali, a Sato Company adapta o auditório do Bunkyo, a Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa e de Assistência Social fundada em 1955. Dessa forma, o Sato Cinema já larga como uma das maiores salas de cinema de São Paulo, com 759 lugares no térreo, podendo chegar a 1100 lugares com o mezanino.
Avaliação da sala
Para dar conta da nova finalidade, o espaço agora conta com equipamentos modernos. Por exemplo, o projetor DCP canadense Christie (utilizada em mais de 50% dos cinemas nos USA), o som Dolby 5.1 e uma das maiores telas motorizadas do país.
Na apresentação para a imprensa, no dia 6 de julho, pudemos conferir essa nova sala de cinema, na exibição especial do clássico Akira (1988), de Katushiro Otomo, filme de anime que o presidente da Sato Company, Nelson Sato, presente no evento, contou que trouxe pioneiramente ao Brasil. A tela gigante, de 10m de largura por 7m de altura, aproveita o pé-direito alto do auditório. Já o som se provou suficientemente poderoso para o amplo espaço.
Porém, duas adaptações se fazem necessárias.
A primeira, de fácil resolução, é a iluminação, pois a sala precisa ficar mais escura para proporcionar a devida experiência cinematográfica. Parte disso já foi solucionado durante a projeção, quando desligaram a luz de indicação da saída. Mas não vale para encerrar a questão, devido à obrigatoriedade de sinalizar as vias de evacuação em caso de emergência. Basta, apenas, que troquem a luz branca por uma vermelha desse sinalizadores. Além disso, pintar as paredes com cores escuras também ajudariam a escurecer a sala.
A outra adaptação, mais complexa, envolve uma reforma no piso. Hoje, as cadeiras estão alinhadas umas atrás das outras com uma inclinação pequena. Portanto, a visibilidade da tela fica obstruída pela pessoa sentada à sua frente. Nesse quesito, somente a instalação de degraus resolveria o problema.
Por outro lado, as poltronas antigas dão um charme nostálgico. Embora não sejam tão macias e não contem com apoio para a cabeça, são suficientes.
Inauguração
A inauguração do Sato Cinema acontece no dia 13 de julho, às 19h, com a exibição da pré-estreia do filme O Deus do Cinema (Kinema no Kamisama, 2021), do diretor de 91 anos Yoji Yamada, indicado ao Oscar em 2004. O filme faz uma homenagem à produção cinematográfica japonesa.
Demais obras previstas para receber sessões no segundo semestre deste ano no Sato Cinema são: Ghost in the Shell, Hachiko, The Promised Neverland, The Human Lost e Kamen Rider Zero One. E este último terá um bônus especial: o último e inédito episódio 51 de Kamen Rider Black.
A programação de julho está aqui. Então, anote na agenda os filmes que você deseja ver nessa nova sala de cinema. E, ainda, curtir as áreas instagramáveis, com as armaduras de famosos heróis asiáticos como Jaspion, Jiraiya, Kamen Rider Back e Kamen Rider Black RX.
Com tudo isso, o Sato Cinema poderá ser tão importante quanto o saudoso Cine Niterói, que, a partir dos anos 1950, foi um dos propulsores da identificação do bairro com a cultura japonesa.
___________________________________________
Serviço:
Sato Cinema
Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo, SP.
Ingressos: R$ 35 (inteira) e R$ 17,50 (meia).
Mais informações em: www.bunkyo.org.br e www.sato.tv.br.
Assista à coletiva de imprensa de lançamento do Sato Cinema em nosso canal no Youtube: