Pesquisar
Close this search box.

Science Film Festival 2023 começa no dia 10 de outubro

Science Film Festival

O Science Film Festival é uma celebração da comunicação científica no Sudeste e Sul da Ásia, África, Oriente Médio e América Latina. Desde 2005, promove a educação científica e facilita a conscientização sobre questões científicas, tecnológicas e ambientais contemporâneas através de filmes internacionais com atividades educacionais. O Science Film Festival é organizado em cada país pelo Goethe-Institut. No Brasil, o Midiativa é parceiro desde a primeira edição. Neste ano, o SFF acontece no Brasil, online e presencial em São Paulo, de 10 de outubro a 20 de dezembro de 2023. 

Com a premissa de conhecimento através do entretenimento, o Science Film Festival 2023 traz nesta edição como tema sua parceria oficial no apoio à Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas. O tema é um chamado de mobilização para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo. Os 149 filmes selecionados, de vários gêneros e formatos, falam direta ou indiretamente sobre isso. A Restauração dos Ecossistemas significa ajudar na recuperação dos ecossistemas que foram degradados ou destruídos, bem como conservar os ecossistemas que ainda estão intactos. O Brasil tem 48 títulos na programação do festival, e é um dos mais importantes produtores de conteúdo audiovisual com temáticas em cima de preservação e restauração.

Além disso, o Brasil é o único país da América Latina que recebe o evento, que ocorre também em outros 21 países. A abertura acontece na terça-feira, 10 de outubro, em São Paulo, no cinema/auditório Castelo Branco da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a partir das 19h.  

Programação infantil

O Science Film Festival apresenta filmes para as crianças em sua programação. Para a faixa 5 a 8 anos, tem o argentino Os Motorhomes e o brasileiro UAU Animal – Chifres que parecem mãos. A categoria 9 a 11 anos é a que traz mais títulos, 15, incluindo dois episódios da TV Quintal, série brasileira indicada ao Emmy, o bem-humorado O Pum das Vacas, do México, e um episódio de O Show da Luna!, referência em audiovisual infanto-juvenil em todo o mundo.

Para os adolescentes, o SFF traz A Saúde Mental da Geração Z: Histórias Climáticas, curta norte-americano que traz importante discussão sobre o impacto da crise climática nos mais jovens.

Programação geral

Para público geral, destacam-se: o longa-metragem Biocêntricos, ainda em cartaz em alguns cinemas no Brasil, e Cosmovisões, um filme que ajuda a compreender as visões de mundo da cultura indígena no Brasil e sua forma milenar de vivenciar a vida.

Acesso  

Todo o festival é gratuito, e para assistir aos filmes é necessário o formulário e se inscrever a partir do dia 10 de outubro.

Jornadas da Ciência e Educação

As Jornadas da Ciência e Educação, dentro do SFF, promovem debates entre profissionais de diferentes áreas sobre ciência, mídia e educação e são abertas ao público em geral. Nesta edição, serão três jornadas presenciais, ao longo do mês de outubro.

Tema 2023: Década da ONU para a Restauração do Ecossistema

A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 é uma convocação para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para benefício das pessoas e da natureza. Tem como objetivo deter a degradação de ecossistemas e restaurá-los para alcançar os objetivos globais. A Década da ONU está construindo um movimento global forte e amplo para acelerar a restauração e colocar o mundo no caminho para um futuro sustentável

___________________________________________

Serviço

Science Film Festival

De 10/10 a 20/12/23

Gratuito

Sessões presenciais: em outubro no Circuito Spcine

Sessões online (formulário de inscrição): https://forms.gle/iKZsntDXXi3v4DVm8

Mais informações no site do Goethe Institute aqui.

Acesse e Utilize a “Cartilha da Restauração de Ecossistemas – Um Guia Prático para a Cura do Planeta”: download aqui.

(fonte: divulgação)

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo