Screamboat: Terror a Bordo

Poster de "Screamboat: Terror a Bordo"

Título original: Screamboat

Ano de lançamento: 01/05/2025

Data de estreia no Brasil: 01/05/2025

Direção: Steven LaMorte

Gênero: ,

Mais informações na ficha técnica abaixo do texto

Avaliação: 3,5/10

Screamboat: Terror a Bordo é mais um filme que tira proveito do fato de o primeiro Mickey Mouse de Walt Disney cair em domínio público. O título se refere à animação Steamboat Willie (1928), que contém a versão que não está mais protegida. Não é o primeiro filme sobre o personagem que chega por aqui. Anteriormente, estreou Mouse Trap: A Diversão Agora é Outra (2024), de Jamie Bailey.

O diretor estadunidense Steven LaMorte costuma navegar pelo terror B. Inclusive, ele já realizou uma versão de horror de outro personagem clássico, o Grinch, no filme O Malvado: Horror no Natal (The Mean One, 2022), também lançado nos cinemas brasileiros. Os padrões desse filme se repetem em Screamboat: Terror a Bordo.

A intenção é escancarar que se trata de uma produção pobre e, assim, fazer um filme que provoca risos por ser tão ruim. Portanto, espere novamente encontrar um elenco sofrível e diálogos ridículos. Desta vez, se sobressaem ainda a violência gráfica de mau gosto e um monstro muito malfeito. Por outro lado, surpreende a fotografia competente realizada por Steven Della Salla, função que era um defeito que O Malvado possuía de forma escancarada.

Despertando o terror

Em Screamboat, tudo começa quando dois trabalhadores violam um compartimento antigo (lacrado desde 1920) numa das balsas que unem Nova York a Staten Island. Sem querer, eles despertam um monstruoso rato que anda sobre dois pés e está sedento por violência. Seu assobio acompanha seus ataques. No primeiro deles, um nariz é arrancado.

Então, quando se inicia a travessia noturna da balsa, as mortes acontecem a rodo, vitimando a galeria de personagens secundários e terciários, a maioria deles detestáveis. Os assassinatos representam os pontos de atração para os fanáticos pelo slasher, que encontrarão aqui muito gore, mas pouca criatividade. O mau gosto atinge seu pico quando o rato decepa o pênis de uma das vítimas. Há também cenas de ação nas quais é impossível entender o que acontece.

Algumas falas simplesmente são mal escritas. Porém, algumas tentam tirar sarro do mundo de magia que Walt Disney queria criar. Outras piadas forçam a barra, como o segurança valentão que tenta motivar a todos que se unam e enfrentem o rato – uma situação que surge do nada como um esquete de programa humorístico. Já algumas linhas parecem totalmente erradas, como quando uma fala afirma que o menino sobrevivente é filho do presidente, fato que não é mais abordado no restante da história. Além disso, alguns personagens entram em cena no meio do filme sem nunca terem sido apresentados antes, e logo desaparecem.

Mais um serial killer mudo

Uma ideia boa é aprofundar na origem do terror através de uma sequência animada em preto e branco, remetendo ao material que inspira o filme. Mas, fica difícil aguentar quando o rato que aparece em live action tem por volta de 1 metro de altura, o que obriga o uso de efeitos especiais e visuais em todas as suas participações, e o resultado não é nada convincente. A aparência do rato, ademais, não assusta. Novamente, o serial killer não fala e se comunica com mímica. De novo, ele é o ator David Howard Thornton, que faz o Art na franquia Terrifier e o Grinch do mal. Além de Thornton, o diretor de fotografia (e também produtor)Steven Della Salla e Michael Leavy (outro dos produtores) também fizeram parte dos filmes desse palhaço assassino que são mais sombrios e violentos – e muito superiores a Screamboat.

___________________________________________

Ficha técnica:

Screamboat: Terror a Bordo | Screamboat | 2025 | EUA | 101 min. | Direção: Steven LaMorte | Roteiro: Matthew Garcia-Dunn, Steven LaMorte | Elenco: David Howard Thornton, Allison Pittel, Jesse Posey, Amy Schumacher, Kailey Hyman, Mike Leavy, Jesse Kove, Brian Quinn, Joe DeRosa, Tyler Posey, Jarlath Conroy.

Distribuição: Imagem Filmes.

Trailer:

Onde assistir:
Amy Schumacher, Jesse Posey, e Allison Pittel em "Screamboat: Terror A Bordo" (divulgação)
Amy Schumacher, Jesse Posey, e Allison Pittel em "Screamboat: Terror A Bordo" (divulgação)

Outras críticas:

Rolar para o topo