O Universal TV exibe os dois primeiros episódios da segunda temporada da série Unidade Básica, no próximo domingo, 3 de maio, a partir das 23h.
Inspirada em acontecimentos reais, a série Unidade Básica acompanha a rotina de trabalho de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários que atendem a população em uma Unidade Básica de Saúde.
O seu tema se tornou ainda mais relevante com a pandemia do Covid-19, o que deve atrair mais público ainda do que a primeira temporada, que foi um sucesso quando exibida, em 2016.
Segundo sua diretora geral, Caroline Fioratti: “Estamos vivendo um momento único e doloroso. A pandemia do covid-19 escancarou os problemas enfrentados pelos profissionais de saúde e a importância do SUS na vida dos brasileiros. Nossa estreia coincide com esses tempos de incertezas, mas de profunda gratidão aos médicos, enfermeiros, agentes comunitários e todos que estão na linha de frente na luta pelas vidas”.
“Unidade Básica é uma série que investiga casos, através do olhar profundo para o ser humano. O espectador será fisgado nessa investigação e se emocionará com os dilemas dos personagens, pacientes e profissionais da saúde”, conclui Caroline.
A série é produzida pela Gullane e criada por Newton Cannito e as irmãs Helena e Ana Petta. Além da própria Ana, o elenco traz o ator Caco Ciocler como Dr. Paulo, um médico de família experiente, que se envolve nos casos e histórias de seus pacientes. Caco também assina a direção de dois episódios dessa nova temporada.
“A ideia da série é divulgar para o Brasil o que se passa dentro das Unidades Básicas de Saúde e, atualmente, elas viraram o foco de atenção. Eu acho que foi uma feliz coincidência dramatúrgica, embora seja uma infeliz coincidência histórica”, afirma Caco Ciocler.
“Há um grupo de pessoas que busca a medicina com o imaginário das séries médicas clássicas de televisão, com os médicos sempre trabalhando em hospitais de ponta e descobrindo doenças raras e uma adrenalina, como se estivessem em filme de ação. Unidade Básica desconstrói isso, sem desconstruir o heroísmo do médico, que aqui está em outro lugar. Não está na pompa, no glamour da medicina. E a gente está sentindo isso na pele agora, diante do contexto da pandemia. Esses caras são os heróis, estão na linha de frente, contaminados, expondo suas vidas, para salvar a vida de outras pessoas. E a série traz muito esse lado, esse heroísmo real, da pessoa que escolhe essa profissão. Da pessoa que escolhe trabalhar em uma Unidade Básica de Saúde, que é o caso do meu personagem, Dr. Paulo”, completa Caco.
O Universal TV irá exibir episódios duplos, todo domingo, às 23h e às 23h30. As estórias abordam diagnósticos imediatistas, corporativismo e feminicídio, entre outros temas.
O elenco conta ainda com Vinícius de Oliveira e a Carlota Joaquina, que também fizeram parte da primeira temporada, e novos nomes como Fabiana Gugli, Lina Mello e Gabriel Calamari.