Após transitar por diversos gêneros cinematográficos, Oliver Stone retorna ao mundo do crime de Assassinos por Natureza (Natural Born Killers, 1994). A ênfase na violência é a mesma, mas em Selvagens (Savages) a brutalidade parece maior, pois Stone evita a estilização; pelo menos até certa medida.
E, novamente, o cineasta mantém sua atitude de expor os podres da sociedade americana. Desta vez, o alvo é o cartel de tráfico de drogas.
O tema já serviu a vários filmes e séries, mas aqui surge com toques de originalidade. A protagonista Ophelia, ou simplesmente O, vivida por Blake Lively, assume o papel de narradora. Mas, já no início confessa que pode já não estar viva. Ecos de Crepúsculo dos Deuses (Sunset Blvd., 1950)? Ela vive com dois homens que ela ama igualmente, como o trio de Jules e Jim (1962). Seus amados são ex-combatentes do exército, melhores amigos entre si, apesar de opostos. Ben (Aaron-Taylor Johnson) é violento, e age como se estivesse ainda na guerra. Já Chon (Taylor Kitsch), quer sair do crime para seguir exclusivamente com ações humanitárias e ecológicas que ele já pratica.
Da mesma forma, os vilões também possuem características inusitadas. A chefona de uma das maiores gangues do tráfico é Elena (Salma Hayek), que assumiu o controle após assassinarem seu marido. Pena que esse personagem oscile entre ser impiedosa e sensível. Já o mais perigoso é Lado (Benicio Del Toro), este um vilão típico, com seu sadismo violento. Ademais, o filme também traz o agente corrupto Dennis (John Travolta), que tramita entre todos os lados.
Ben e Chon progridem como produtores das drogas com maior qualidade, provenientes de sementes que eles trouxeram do Afeganistão. Então, o cartel de Elena intervém para obrigá-los a trabalharem para ela. Como não aceitam, sequestram O, o que desencadeia uma retaliação.
Violência atenuada
Embora traga muitas cenas de extrema violência, Selvagens não se aprofunda por essa via. Prefere afastar o realismo, para não chocar. Por isso, logo após Lado praticar sua matança, entra uma música latina, pontuando sua origem.
Além disso, ousa apresentar dois finais. O primeiro, repleto de ação e tiroteios; o segundo, menos empolgante, acaba em prisões. Nem todo tipo de público aceitará essa enganação do final falso. Mas, o que será unanimidade é considerar cafona a conclusão idílica com a música “Here Comes The Sun”. Essa leveza, quase beirando o humorístico, definitivamente, não combina com Oliver Stone.
___________________________________________
Ficha técnica:
Selvagens | Savages | 2012 | 131 min | EUA | Direção: Oliver Stone | Roteiro: Shane Salerno, Don Winslow, Oliver Stone | Elenco: Aaron-Taylor Johnson, Taylor Kitsch, Blake Lively, Benicio Del Toro, John Travolta, Salma Hayek, Joaquín Cosio, Demián Bichir, Emile Hirsch, Sandra Echeverría.