Sem Saída (Abduction) é o último filme dirigido por John Singleton. Especialista em películas de ação, principalmente policiais, Singleton estreou com o bom Os Donos da Rua (Boyz n the Hood, 1991), mas seus oito longas seguintes não alcançaram o mesmo nível.
Sem Saída
Movimentação não falta em Sem Saída, mas o seu roteiro não traz muitas surpresas. E o roteiro começa a andar aos trancos. No início, apresenta um protagonista desagradável. Nathan (o fraco Taylor Lautner da saga Crepúsculo) é um rapaz bombadão, atleta de sucesso no colégio, que gosta de beber até cair e faz doideiras para se aparecer para a turma. Em casa, recebe uma educação para macho alfa do pai, que o submete a duros treinamentos de luta. Mas, para o bem da narrativa, uma descoberta ao acaso leva a um incidente fora do comum que mostra que sua vida é uma mentira. Então, ele e sua vizinha (e paixonite) Karen (Lily Collins) precisam correr pelas suas vidas, perseguidos por um vilão internacional. Além disso, não sabem se podem confiar no agente da CIA, Burton (Alfred Molina), que oferece ajuda.
A trama é forçadamente descomplicada. O gatilho que dá início à ação beira o absurdo, pois os inimigos abrem um site de pessoas desaparecidas com a foto de Nathan ainda criança confiando que ele verá sua foto e entrará em contato. Dessa forma, descobrem o endereço desse rapaz que é filho do agente da CIA que se apoderou de um arquivo com os nomes de pessoas corruptas. E o filme não tenta esconder que Burton está nessa lista.
O que salva Sem Saída de ser um desastre é a competência de John Singleton em construir cenas de ação. Não há nenhum momento inesquecível, mas o ritmo acelerado consegue manter o interesse do espectador. Marca um final de carreira morno de um diretor que parecia que seria maior do que foi.
___________________________________________
Ficha técnica:
Sem Saída | Abduction | 2011 | 106 min | EUA | Direção: John Singleton | Roteiro: Shawn Christensen | Elenco: Taylor Lautner, Lily Collins, Alfred Molina, Ken Arnold, Maria Bello, Jason Isaacs, Michael Nyqvist, Sigourney Weaver, Denzel Whitaker.