É com prazer que anunciamos que o site Leitura Fílmica publicará textos do crítico e professor de cinema Sérgio Alpendre.
Acompanhamos e admiramos o trabalho do Sérgio Alpendre há anos, seja em salas nos cursos que ministrou, ou nos seus artigos em importantes jornais, revistas e sites. É uma grande satisfação tê-lo entre nossos autores.
Dos cursos que realizou, destacamos: Panorama do Cinema Japonês, As Mil Imagens de Brian De Palma, A Nouvelle Vague Francesa, 4 Grandes Diretores do Cinema, O Filme de Gangster Moderno, Luis Buñuel: No Reino dos Sonhos, Nova Hollywood: O cinema americano dos anos 60 e 70, O Cinema de Mizoguchi, Scorsese: Violência e Purificação, e o recente John Ford: O Diretor dos Diretores. Em novembro, ele realiza o inédito Howard Hawks: 1926-1970.
O primeiro texto que ele escreveu com exclusividade para o Leitura Fílmica é sobre o documentário The Velvet Underground, de Todd Haynes.
Inscreva-se nas nossas redes sociais para não perder nenhuma publicação:
- Instagram: @leiturafilmica
- Facebook: @leiturafilmica
- Twitter: @leiturafilmica
Sérgio Alpendre
Crítico de cinema, professor, pesquisador, curador e jornalista. Confira seu Doutor em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi, com bolsa da CAPES (incluindo bolsa sanduíche para onze meses em Portugal). Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP, com bolsa da CAPES. Editor do Papo de Alpendre, no canal próprio do YouTube. Editor do blog de cinema sergioalpendre.com. Tem mais de 300 textos sobre cinema publicados na Folha de S.Paulo. Já escreveu para importantes veículos de imprensa como UOL, Contracampo, Teorema, Cineclick, Foco, MOVIE, Taturana, Cinequanon, Revista E, Bravo e Filme Cultura. Foi curador das mostras Por Dentro do Blockbuster, A Portuguesa Rita Azevedo Gomes, do FICBIC (Festivel de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba), Retrospectiva do Cinema Paulista e Tarkovski e seus Herdeiros. Participa de seleções e juris em festivais de cinema, além de ministrar cursos de história do cinema e oficinas de crítica por todo o Brasil.