Pesquisar
Close this search box.

“ALA LESTE” FAZ HUMOR COM O SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICO BRASILEIRO

Ala Leste (série)

A nova série de comédia Ala Leste, criada por Luis Antônio Pereira, cria situações cômicas em torno da precária saúde pública do Rio de Janeiro.

Os seus cinco episódios de 26 minutos cada serão exibidos pelo canal de TV por assinatura Prime Box Brazil a partir do dia 2 de outubro, às 21h30.

O caos no sistema de saúde está tão enraizado que o autor da série, Luis Antônio Pereira, escreveu-a em 1990 e ainda hoje continua sendo um tema atual. Segundo o ex-jornalista: “Aprendi na graduação de jornalismo que o conflito é o que gera notícia. Queremos mostrar que nada mudou em tantos anos”.

Para escrever Ala Leste, Luis Antônio Pereira entrevistou profissionais de saúde pública e pacientes, visitou setores de emergências de hospitais e fiou atento ao noticiário. E inspirou-se nos comediantes da televisão brasileira dos anos 1970 para buscar suas referências.

“A comédia é uma ferramenta eficiente para fazer com que as pessoas compreendam a realidade do sistema sob uma ótica inteligente. É uma crítica política, mas não partidária. Chico Anysio, Jô Soares e Agildo Ribeiro descontruíam o trágico com humor e eram muito bem vistos pelo público. Os profissionais que trabalham no sistema público e privado de saúde aos quais mostrei a obra a adoraram. Elas se identificaram em diferentes situações da série.”, afirma o diretor.

A sitcom se passa no fictício Hospital Geral do Rio de Janeiro, comandada, de fato, pela recepcionista Karla Munhael (Carla Marins), e não pelo seu diretor Dr. Muza (Marcos Breda). A administração é caótica, e no local rolam venda de drogas, muambas e até de órgãos, esquemas que envolvem o motorista da ambulância Zé do Queijo (Ernesto Piccolo) e a Irmã Maria de Lourdes (Renata Pirillo).

Outros personagens de Ala Leste que circulam pelo hospital são a enfermeira-chefe Sulamita (Gabriela Durlo) e a filha do prefeito, Suzana Mães (Mariana Cortines). Os enfermeiros Marília (Izabella Bicalho) e Xangrilá (Charles Daves) cuidam da Ala Leste, que é o setor onde ficam os pacientes com problemas mentais.

A série trabalha com esse ensemble cast, modelo inspirado nas comédias norte-americanas.  

“Elenco de oito atores principais com relevância equivalente na história. Eles funcionam muito na base da interação e os conflitos narrados surgem entre si.”, justifica Pereira.

Luis Antônio Pereira é diretor, roteirista, editor, produtor, preparador de elenco e ator, com experiência no Brasil e nos EUA em teatro, TV, cinema e streaming. Iniciou a carreira no Rio de Janeiro como ator da peça musical Ópera do Malandro, do compositor e cantor Chico Buarque. Na Broadway, atuou nos musicais Big River (2003) e The Sound of Music (1998). No cinema americano, atuou nos longas-metragens Little Nicky – Um Diabo Diferente (2000) e Um Homem de Família (2000).

Ala Leste

Série de comédia

Estreia: 02/10, às 21h30

Canal por assinatura: Prime Box Brazil

Direção e roteiro: Luis Antônio Pereira

Produção: LA Films

Episódios: 5

Duração: 26 minutos

Novos episódios: quartas-feiras, às 21h30

Reprises: segundas-feiras, às 09h30; sextas-feiras, às 14h30; e sábados, às 02h30

Classificação indicativa: Livre

Por Eduardo Kaneco

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo