A nova série Pela Fechadura promete trazer para as telas estórias sobre comportamento humano inspiradas em Freud, Nelson Rodrigues e Plínio Marcos.
Tendo em conta essas fontes, espere do diretor da série, o antropólogo Adriano Espínola Filho, temas como voyeurismo, violência doméstica, fetiches e crimes passionais, desenvolvidos em treze episódios independentes, de 26 minutos cada.
Para criar a série, Adriano Espínola Filho mergulhou na Teoria das Pulsões de Sigmund Freud, que explica os impulsos vitais antagônicos Eros e Tânato agindo combinados sobre a psique humana. Segundo o diretor:
“Essa dualidade acaba passando despercebida pela maioria de nós por falta de conhecimento e de estímulo à reflexão. A série se propõe a ultrapassar as camadas mais superficiais das relações humanas, por meio de ângulo revelador da intimidade de cada um”.
O primeiro episódio
E, dentro dessa proposta, o primeiro episódio, “O Corvo”, mostra o fotógrafo Jonas (Ciro Acioly) se encantando com uma moça, Cristiane (Priscilla Baer), que ele espia com sua teleobjetiva pela janela de um dos prédios em frente ao seu apartamento. Observando-a com frequência ele consegue informações sobre os gostos pessoais dela que facilitam uma aproximação através de um aplicativo de encontros.
A ideia dá certo e Jonas e Cristiane saem juntos e se beijam, mas o encontro tem um peso muito maior para ele do que para ela. O rapaz age como um stalker e descobre que Cristiane tem outro homem. A obsessão de Jonas em seguir os passos da moça o levará a acreditar que a ama. Então, ao se sentir rejeitado, Jonas assume uma atitude perigosa.
O ritmo ágil, com muitos cortes, e a movimentação da câmera na mão, aliados com o formato de curta duração (menos de 30 minutos), instigam o espectador a acompanhar com curiosidade o comportamento do protagonista. Sobretudo porque esse comportamento foge do padrão aceito pela sociedade e gera um risco para as pessoas com quem ele convive.
Os próximos episódios
As tramas dos próximos episódios indicam que a série Pela Fechadura manterá o interesse do público. Uma delas aborda um marido que se divide entre se vingar da esposa que o trai ou assumir o prazer que sente em vê-la transando com outro homem. Em outra estória, uma mulher estilista pede que seu marido prove roupas femininas de sua nova coleção e ele começa a duvidar de sua identidade sexual.
Outros tópicos que Pela Fechadura incluirá são a exposição da intimidade na internet, amor líquido, sexo na terceira idade, tabus, etc. Os seus personagens estarão mergulhados em antagonismos e busca de satisfação de desejos socialmente proibidos.
A produção de Pela Fechadura
A produção de Pela Fechadura é da DDK Digital, a produção executiva de Bruna Perin Pellizzaro e roteiro assinado por Adriano Espínola Filho junto com Cláudia Gomes da Cunha e Daniel Fraiha.
O diretor Adriano Espínola Filho, além de ser graduado em Antropologia pela PUC do Rio de Janeiro, fez especialização em cinema e produção de TV pela Futureworks School of Media, da Inglaterra. Trabalhou em filmes publicitários e dirigiu um curta-metragem, Berenice, premiado no Festival Internacional do Audiovisual e Festival Hell de Janeiro de Cinema de Horror e Terror.
Os episódios, independentes entre si, contam com os atores Ingrid Conte, Marcéu Pierrotti, Ciro Acioly e Priscilla Baer. Completam o elenco Jordan Costa, Fernanda Welter, Shirlene Paixão, Ipojucan Dias, Hugo Carvalho, Giovanna Velasco, Gilberto Miranda, Gustavo Ottoni, Alex Gomes, entre outros.
A série Pela Fechadura estreia no dia 12 de setembro, às 21h30, no canal Prime Box Brazil.
Onde e quando assistir:
Série de TV ‘Pela Fechadura’
Estreia: 12/09, às 21h30
Canal por assinatura: Prime Box Brazil
Produção: DDK Filmes
Direção geral, roteiro e fotografia: Adriano Espínola Filho
Episódios: 13
Duração: 26 minutos, cada
Novos episódios: quintas-feiras, às 21h30
Reprises: domingos, às 14h30; segundas-feiras, às 2h30; e sextas-feiras, às 9h30
Classificação indicativa: 14 anos