E aí, curtiu os filmes do Festival Varilux de Cinema Francês? Então, não perca também as séries francesas inéditas que o festival disponibilizará gratuitamente!
São quatro séries recentes, inéditas no Brasil, disponíveis online para qualquer lugar do país, no seu site oficial: variluxcinefrances.com. Mas fique atento! A maratona começa no dia 14 de julho, e cada uma ficará disponível por um mês.
As séries
A primeira série disponibilizada é Jogos de Poder (Jeux d’influence, 2019), com oito episódios de sessenta minutos cada. Um thriller inspirado em fatos reais sobre a atividade dos lobbies e da indústria fitossanitária. No elenco, destacam-se Laurent Stocker, do filme Golias (Goliath, 2022), exibido no Festival Varilux, e Jean-François Sivadier, de Querida Léa (Chère Léa, 2021), também presente no festival.
No dia 28 de julho, entra a série Cheyenne e Lola (2020). O drama criado por Virginie Brac conta com oito episódios de cinquenta minutos. Como protagonistas, estão Veerle Baetens, de Em Nome da Terra (Au nom de la terre, 2018), e Charlotte Lebon, que estrelou A Travessia (The Walk, 2015), de Robert Zemeckis. Elas vivem duas jovens que se conhecem e se unem para enfrentar a hostilidade do ambiente em que vivem.
Em seguida, em 11 de agosto, estreia a série Sentinelas (Sentinelles, 2022), drama que se passa na região de Mopti, no Mali. Os sete episódios de cinquenta minutos acompanham a tenente Anaïs Collet numa operação para rastrear terroristas. A atriz que vive a protagonista é Pauline Parigot, que está em O Destino de Haffmann (Adieu Monsieur Haffmann, 2021), outro filme da seleção do Festival Varilux.
Por fim, em 25 de agosto chegam os quatro episódios da série O Que Pauline Não Diz (Ce que Pauline ne vous dit pas). O drama coloca Pauline como a principal suspeita pelo assassinato de seu ex-marido. Quem faz a protagonista é Ophelia Kolb, que você deve conhecer, pois ela é a Colette Brancillon (namorada de Andréa Martel) em Dix Pour Cent.
Para todo o Brasil
Enfim, são séries que mostram a diversidade de temas e abordagens da produção francesa atual. Durante o festival, muitos tiveram a oportunidade de assistir aos primeiros episódios de cada série em sessões presenciais, com participação de profissionais da equipe. No entanto, nem todos puderam participar. Os eventos foram restritos a duas cidades, mas agora o público de todo o Brasil poderá ter acesso às primeiras temporadas dessas produções.
Serviço
Séries francesas do FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS
Onde ver: variluxcinefrances.com
Quando:
Jogos de poder: 14/07-13/08
Cheyenne e Lola: 28/07-27/08
Sentinelas: 11/08- 10/09
O Que Pauline Não Diz: 25/08 – 24/09
(foto: Cheyenne e Lola / copyright LincolnTV-OrangeStudio)