Pesquisar
Close this search box.

SERTÂNIA: sessão gratuita e debate no Petra Belas Artes | 08/03

Sertânia (sessão especial)

Em parceria com a ABRACCINE, o Petra Belas Artes promove sessão gratuita seguida de debate do filme Sertânia, de Geraldo Sarno, que faleceu no último dia 22 de fevereiro, vítima da Covid-19. O evento acontece nessa terça-feira, dia 8 de março de 2022.

Escolhido pela ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) como o Melhor Filme Brasileiro de 2020, Sertânia, está em exibição no Petra Belas Artes, com sessões diárias, sempre às 20h30. Porém, amanhã, o filme terá uma sessão especial, gratuita, seguida de debate com os jornalistas Paulo Santos Limas e Piero Sbragia. Leia a crítica do filme aqui.

Vencedor de 12 prêmios, entre eles o de Melhor Filme concedido pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e pela ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), Sertânia tem roteiro escrito pelo próprio Geraldo Sarno. Sua história acompanha a jornada do cangaceiro Antão, que invadiu a cidade de Sertânia com seu bando, liderado por Jesuíno. Ao levar um tiro, o jagunço começa a delirar, rememorando os acontecimentos de sua vida. Com falhas de consciência e sem dominar a ordem dos acontecimentos, ele lembra de sua infância em Canudos, da sua chegada a São Paulo, e a volta para o sertão, onde se envolveu em lutas sangrentas pelas caatingas do Brasil.

O diretor baiano Geraldo Sarno, morto aos 83 anos, possui longa carreira dedicada ao cinema documental. Dentre os poucos longas ficcionais que dirigiu, se encontra o clássico Coronel Delmiro Gouveia (1978), que conta com uma antológica atuação de Rubens de Falco no papel-título.

Sobre os debatores

Paulo Santos Lima é crítico de cinema, pesquisador, professor e jornalista. Além da Revista Cinética, onde fez parte da redação desde o lançamento, colaborou para veículos como Folha de S. Paulo e Revista Bravo e atualmente é freelancer em jornais e catálogos de mostras. Ministrou cursos sobre temas como o cinema paulista, o cinema francês, a contracultura e diretores como Martin Scorsese, Leon Hirszman, Orson Welles, John Cassavetes e Wong Kar-wai. Foi curador das mostras “Do curta ao longa – A criação autoral no cinema paulista da retomada” e “Easy Riders – O Cinema da Nova Hollywood”.

Piero Sbragia é jornalista, documentarista, mestre em Educação, Arte e História da Cultura e já foi repórter nas três maiores emissoras do Brasil (Globo, Record e SBT). Escreveu Novas Fronteiras do Documentário: Entre a Factualidade e a Ficcionalidade (2020, Chiado Books) e dirigiu Uma Bala (2018), seleção oficial do 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, Em Refúgio (2018), feito em parceria com a ONU, e República das Saúvas (2021), escolhido pelo júri como melhor filme no Festival Internacional de Santos. É co-fundador do canal 3 em Cena no YouTube e diretor da Segundas Estórias Filmes.

Serviço:

SESSÃO ESPECIAL: Sertânia (DCP) (98 min)

Dia 8 de março

Horário: 20h30

Preço: Gratuito (retirada de ingressos uma hora antes da sessão, na bilheteria do cinema

Sala 4 – Aleijadinho

Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo/SP

Telefone: (11) 2894-5781

Site: www.cinebelasartes.com.br

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo