A mostra “Os 100 Anos de Pasolini” e o 33ª Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum são os destaques da plataforma Sesc Digital nesta semana.
Os 100 Anos de Pasolini
A partir desta quinta (19/08), cinco filmes de Pier Paolo Pasolini ficam disponíveis gratuitamente no Sesc Digital.
São eles:
Mamma Roma (1962) | Quando seu cafetão se casa, a prostituta Mamma Roma comemora sua liberdade, recupera seu filho Ettore e começa uma nova vida. Mas nada dá certo, e ela se vê̂ obrigada a retomar suas atividades à beira do Tibre. Filme com limite de 800 visualizações.
Édipo Rei (1967) | Um prólogo mudo retoma alguns episódios da infância de Pasolini, à época do seu próprio complexo de Édipo. A história de Édipo rei de Tebas é retomada em seguida, desde o seu abandono no deserto até́ a descoberta final do incesto involuntário e a partida para o exílio.
Accattone – Desajuste Social (1961) | Conhecido como Accattone, o cafetão Vittorio sobrevive na periferia de Roma, graças a duas mulheres: Nannina (sua esposa que cuida de várias crianças) e Madalena (prostituta de cujos ganhos ele depende). Quando Madalena é presa, ele perde sua receita e acaba sucumbindo.
O Evangelho Segundo São Mateus (1964) | O filme retoma os episódios do Evangelho segundo São Mateus, quase sempre na mesma ordem e respeitando cada palavra da edição de Pro Civitate Christiana d’Assise.
Gaviões e Passarinhos (1966, foto) | Pai e filho caminham por periferias desertas, estradas, prédios em construção e terrenos baldios, e encontram um corvo dotado de fala e de um forte espírito crítico. O pássaro, que tudo viu, tudo leu e tem ideias sobre tudo, insiste em partilhar a sua ciência e a sua concepção do mundo com os dois viajantes, eles próprios ignorantes e insensíveis à sua especulação intelectual. Cristianismo e marxismo aparecem nas falas do corvo, cuja “cultura” se opõe às reações instintivas e “naturais” de seus interlocutores.
Acesse em: www.sescsp.org.br/mostrapasolini
Kinoforum
De 18 a 24 de agosto, o CineSesc recebe a programação do 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração. Inteiramente gratuito, o festival volta a ser presencial, mantendo parte da programação de forma online.
O festival é realizado pela Associação Cultural Kinoforum, Sesc, Museu da Imagem e do Som e Cinemateca Brasileira. Para mais informações, acesse o site do evento www.kinoforum.org.
Acesse em: sescsp.org.br/festivaldecurtas