Sob as Estrelas: Percorrendo o País do Drive-in (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Sob as Estrelas: Percorrendo o País do Drive-in

Avaliação:
6.5/10

6.5/10

Crítica | Ficha técnica

O documentário Sob as Estrelas: Percorrendo o País do Drive-in traz um olhar estrangeiro sobre esse costume tipicamente estadunidense. O diretor é o francês Mathieu Pheng, e o filme ainda conta com a narração do cineasta, igualmente francês, Alexandre Aja.

Grandes espaços abertos em desertos e o amor por carros e por cinema são os ingredientes que permitiram florescer os drive-ins nos anos 1950 e 1960. Mas a televisão, o videocassete e, principalmente, a projeção digital determinaram o fim dessas salas imensas a céu aberto. Os drive-ins que ainda resistem são raras exceções, e os realizadores deste filme conversam com alguns deles.

Mas, decorridos dez minutos de entrevistas com os proprietários do primeiro drive-in que o documentário traz, temos a impressão de que o filme será muito chato. Foi uma má escolha colocar em primeiro lugar um drive-in novo, pois seus donos são mais empreendedores do que entusiastas do modelo. O que dizem soa burocrático, como se explicassem um plano de negócios. Ainda bem que os entrevistados seguintes falam com paixão nos olhos.

A tradição dos drive-ins

Assim, surge o dono do Comanche, um antigo drive-in familiar cujo nome provavelmente inspirou o Chaparral, uma das poucas empreitadas do tipo na nossa capital paulista. Segundo ele, o que o leva a manter esse cinema funcionando não é o dinheiro, mas o amor a essa forma de entretenimento. A decoração do local, repleta de nostalgia pelos anos 1950 e 1960, comprova o que ele comenta. Na mesma linha, está o terceiro drive-in do documentário, que promove uma noite de zumbis. Além dos espectadores fantasiados, como se fosse uma noite de Halloween, o charme maior está na obstinada insistência na projeção em 35mm.

Contudo, o relato mais comovente vem da senhora de 70 anos que assumiu o drive-in dos pais em 1968. E, desde então, mantém tudo funcionando, inclusive se adaptando à projeção digital. Os frequentadores a conhecem há gerações e a tratam como amiga, ou até como membro da família. Nesse aspecto, a perda recente da filha em 2020 insere um especial toque de emoção nessa história.

Sob as Estrelas: Percorrendo o País do Drive-in ainda inclui no meio desses exemplos raros um drive-in que abriu as instalações para transmissões de uma igreja e de eventos esportivos como a corrida Nascar. Esse modelo já desvirtua a sua origem na projeção de filmes. Com isso, entendemos o motivo de inserir primeiro aqueles empresários. Os realizadores querem mostrar a situação atual dos drive-ins e não retratar a paixão dos fãs de cinema.

___________________________________________

Ficha técnica:

Sob as Estrelas: Percorrendo o País do Drive-in | Under The Stars: Road-trip in Drive-in Country | 2022 | 50 min | Direção: Mathieu Pheng | Roteiro: Joachim Landau, Benjamin Hoffman | Com Alexandre Aja.

Onde assistir:
Sob as Estrelas: Percorrendo o País do Drive-in (filme)
Sob as Estrelas: Percorrendo o País do Drive-in (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo