Quando Sombras do Terror encontra seu tom, já é tarde demais.
Tal qual as vítimas do gênero terror, este segundo longa-metragem do diretor Frank Sabatella não consegue se salvar. Afinal, o filme tenta assustar o público durante os seus dois primeiros terços, por meio de recursos batidos. Por exemplo, alternando entre exibir ou não os seus seres sobrenaturais, abusar dos jump scares, bem como exagerar na dose de pesadelos ou alucinações. Porém, o espectador passa inabalado por essas tentativas. Finalmente, quando Sombras do Terror desiste e muda a chave para a ação, ele se torna, pelo menos, divertido.
Enfim, a estória se passa em uma pequena cidade nos EUA, onde o garoto de 17 anos Stan descobre um ser demoníaco no pequeno galpão de ferramentas do quintal de sua casa. Enquanto ele fica sem saber o que fazer, seu melhor amigo sugere usar esse monstro para se livrar dos valentões que os atormenta.
Análise do filme
E, antes de chegar a Stan, o filme apresenta esse ser sobrenatural. Quando um homem é ferido por um vampiro na floresta, ele se refugia da luz nesse galpão. Dessa forma, o espectador já conhece a aparência do monstro. Assim, Sombras do Terror desperdiça a chance de deixar o público criá-lo em sua imaginação, o que costuma ser mais assustador.
Adicionalmente, a possibilidade de o público se irritar com as várias cenas de pesadelos e alucinações de Stan é enorme. Já que até mesmo para contar que o garoto perdeu seus pais, esse recurso é utilizado. Mas, majoritariamente, é uma tentativa de provocar medo.
Personagens
Por outro lado, Sombras do Terror trabalha bastante na construção de seus personagens. Nesse sentido, o protagonista Stan, além de ter perdido os pais, aceita uma vida miserável com o avô agressivo para não voltar a uma instituição para menores. E sua justificada revolta é embalada, coerentemente, com muito rock pesado, seja em seu fone de ouvidos, ou como fundo musical.
Paralelamente, Stan tem uma paixão não resolvida por Roxy, sua amiga de infância, que agora sai com qualquer um na escola. Por fim, seu melhor amigo Dommer, de tanto sofrer bullying, está se tornando psicótico. E o filme até abre um parênteses na ação para se dedicar a uma cena de discussão de relacionamento entre Stan e Roxy.
Contudo, a trama é cheia de inconsistências e o clima de suspense e terror não se sustenta. Definitivamente, o filme melhora na sua parte final, quando resolve colocar a ação à frente do terror que nunca funcionou. Tal como em Zumbilândia, os jovens resolvem encarar os vampiros. E Sombras do Terror se torna, enfim, divertido.
Mas, o acerto no tom do filme tarda muito. Como resultado, ainda mais com o seu título nacional genérico, Sombras do Terror está condenado ao esquecimento.
Sombras do Terror estreia nas plataformas digitais no dia 7 de janeiro de 2021.
___________________________________________
Ficha técnica:
Sombras do Terror (The Shed) 2019. EUA. 98 min. Direção: Frank Sabatella. Roteiro: Frank Sabatella, Jason Rice. Elenco: Jay Jay Warren, Cody Kostro, Sofia Happonen, Frank Whaley, Timothy Bottoms, Siobhan Fallon Hogan, Chris Petrovski, Francisco Burgos. Distribuição: A2 Filmes.