Baseado no livro de A.J. Marriot, o filme Stan & Ollie conta a fase final da carreira da dupla de comediantes Laurel and Hardy, conhecida no Brasil como O Gordo e o Magro. O recorte cobre a sua última turnê pelos teatros da Inglaterra, depois de perderem espaço no cinema norte-americano. Antes, haviam se consagraram em filmes lançados entre o final dos anos 1920 até fim dos 1950. Espere, portanto, um retrato amargo desses talentosos artistas.
O prestígio da dupla acabou devido à concorrência de outros cômicos – o filme faz menção visual a Abbott e Costello – e por causa da exigência de Stan Laurel por uma maior remuneração, o que abalou a relação com o produtor Hal Roach. Com ou sem o sucesso, a química entre os dois era perfeita. Assim, o filme enfatiza esse dom de provocar risadas transformando em sketches fílmicos cenas do cotidiano deles. Mesmo nas derradeiras apresentações, a plateia dos teatros explodia em gargalhadas.
Houve atritos pessoais entre os dois, claro, principalmente porque as esposas não se bicavam e tentavam colocar um contra o outro. Mas, o filme enfatiza um relacionamento de profundo companheirismo entre Laurel e Hardy, em alguns momentos sensíveis e comoventes.
John S. Baird
O diretor escocês Jon S. Baird realizou pouco filmes em sua carreira, a maioria para a televisão. Porém, se destacou com seu segundo longa-metragem, o insano Filth, de 2013, baseado em obra de Irvine Welsh, autor de Trainspotting. No filme Stan & Ollie, seu estilo é mais tradicional, como pede o material que originou o filme. Contudo, ele se sobressai especialmente no plano sequência inicial que nos leva a um passeio pelo estúdio em Culver City, na Grande Los Angeles, e fecha com uma bela transição das filmagens para dentro da sala de cinema. Além desse segmento, Baird espalha por todo o longa-metragem cenas que espelham as tradicionais gags dos filmes da dupla O Gordo e o Margo como se fossem parte da vida cotidiana de Stan Laurel e Oliver Hardy.
O filme Stan & Ollie, assim, se torna um espetáculo prazeroso para se assistir, e uma justa homenagem a essa talentosa dupla cuja memória merece ser preservada para todas as gerações.
Ficha técnica:
Stan & Ollie (2018) Reino Unido/Canadá/EUA. 98 min. Dir/Rot: Jon S. Baird. Elenco: Steve Coogan, John C. Reilly, Shirley Henderson, Nina Arlanda, Rufus Jones, Danny Huston, Joseph Balderrama, John Henslaw.