Quem acompanha a carreira de George Clooney logo sacará que Suburbicon, seu sexto filme como diretor, apresenta semelhanças com a obra dos irmãos Coen. O sarcasmo na crítica social, a violência gráfica que surpreende, a fotografia que coloca a estória em um ambiente idealizado de anúncios… enfim, tudo isso remete à dupla que, de fato, está diretamente relacionada ao filme. Afinal, Joel Coen e Ethan Coen são coautores do roteiro, nessa nova parceria criativa com George Clooney, ator de vários filmes deles.
O prólogo do filme situa a história nos anos 1950 por meio de um comercial de TV que promove o bairro suburbano chamado Suburbicon. Nos Estados Unidos, os subúrbios são locais planejados para a comunidade de classe média alta, se assemelhando aos condomínios fechados no Brasil. Assim, a fotografia da propaganda aposta nas texturas com cores pastéis desse tipo de anúncio, e esse padrão se mantém durante todo o filme, mesmo nas cenas que retratam violência.
Já a trilha sonora, que contribui na construção dessa ideia de uma comunidade pacífica e tranquila, remete a O Sol é para Todos (To Kill a Mockingbird, 1962), que também lidava com tema semelhante, principalmente quanto ao preconceito racial. Nos dois filmes, ouvimos uma música tranquila que evoca esse clima de vida serena, para depois descobrirmos as imperfeições que existem debaixo de sua superfície.
Então, as duas histórias paralelas de Suburbicon provarão que o bairro, idealizado como um lugar tranquilo, onde a sua comunidade convive harmoniosamente, possui seus problemas.
Trama principal
A trama principal envolve Gardner (Matt Damon), um executivo que mora em Surbicon. Ele planeja matar sua esposa inválida, para receber o dinheiro do seguro de vida e substituí-la pela irmã gêmea dela (ambas interpretadas por Julianne Moore), cúmplice do crime. Para executar o plano, Gardner contrata dois assassinos da máfia. Porém, o filho pré-adolescente de Gardner começa a desconfiar e se torna um problema.
Em segundo plano, acompanhamos os antagonismos vividos por uma família vizinha de Gardner. Eles são os primeiros negros a se mudarem para Suburbicon e os demais moradores, todos brancos, não aceitam conviver com eles de tão perto.
O foco de Suburbicon permanece no crime de Gardner, e o drama dos vizinhos negros se desenrola em paralelo. O tom das duas tramas evolui simultaneamente, e o clímax do confronto no plano do assassinato acontece ao mesmo tempo que seus vizinhos são atacados pelos demais moradores em hostilidade. A subtrama funciona com a mesma função de uma trilha sonora, acrescentando emoção ao relato.
Suburbicon é um filme inteligente, que merece ser descoberto por mais pessoas, principalmente pelos fãs dos irmãos Coen. Sua conclusão traz uma mensagem de esperança em relação aos conflitos raciais. O filho de Gardner brinca de beisebol com o garoto negro vizinho, separados por uma cerca, convivendo em paz.
Ficha técnica:
Suburbicon: Bem-Vindos Ao Paraíso (Suburbicon, 2017) EUA, 105 min. Dir: George Clooney. Rot: Joel Coen & Ethan Coen e George Clooney & Grant Heslov. Elenco: Matt Damon, Julianne Moore, Noah Jupe, Oscar Isaac, Tony Espinosa, Alex Hassell, Glen Fleshler, Nancy Daly.