A HBO estreia, finalmente, a série Swamp Thing, com o icônico personagem da DC Universe, no dia 17 de janeiro de 2020. Nos EUA, a criatura chegou às telas em 31 de maio deste ano, mas logo um polêmico anúncio de cancelamento, logo após a exibição do primeiro capítulo, surpreendeu a todos. Não houve um pronunciamento oficial sobre os motivos de não produzirem uma segunda temporada, e como a série tinha agradado o público, surgiram várias especulações, desde problemas com incentivos fiscais até conflitos entre a HBO e futuros serviços de streaming.
Enfim, o que resta é aproveitar os dez episódios que foram produzidos e que serão exibidos a partir de 17 de janeiro. O trailer cria uma boa expectativa sobre a estória do cientista Alec Holland (Andry Bean) que se transforma na criatura meio humana meio planta do título. Uma investigadora do Centro de Controle de Epidemias, Abby Arcane (Crystal Reed) é enviada a Marais para investigar uma misteriosa doença que surge no local. Aos poucos descobrirá o sinistro fenômeno dos pântanos.
O Monstro do Pântano, como ficou conhecido esse personagem no Brasil, foi criado por Len Wein e Bernie Wrightson em 1971. Mas ganhou notoriedade mesmo nas mãos de Alan Moore, nos anos 1980, nas HQs da DC Comics.
O Monstro do Pântano foi levado para as telas em 1982 por Wes Craven, diretor de A Hora do Pesadelo. Apesar de ser uma produção barata, era um filme divertido. O mesmo não se pode afirmar sobre o longa de 1989, quando a atriz Heather Locklear enfrentou a criatura em A Volta do Monstro do Pântano, uma produção “C” ridícula. Duas minisséries para a TV foram produzidas no início dos anos 1990, mas nunca foram veiculadas no Brasil.
Aparentemente, dessa vez, o cultuado monstro verde recebeu uma adaptação digna. Os criadores da nova série são Gary Dauberman, por trás dos roteiros dos sucessos do terror Annabelle, It: A Coisa e A Freira, e Mark Verheiden, experiente produtor e roteirista de séries famosas como Smallville, Battlestar Galactica, Demolidor e Ash vs. Evil Dead, entre outras.
No elenco, estão também Virginia Madsen, Derek Mears, Henderson Wade, Maria STen, Jennifer Beals, etc, além de contar com uma participação especial de Adrienne Barbeau, protagonista da versão de Wes Craven.
Swamp Thing estará disponível no canal a cabo HBO e no seu streaming HBO GO.