Pesquisar
Close this search box.

Curso online: O Teatro no Cinema – Jean Cocteau: as multifaces da arte poética

Curso online: O Teatro no Cinema - Jean Cocteau: as multifaces da arte poética

Entre 11 de março e 01 de abril de 2022, a Escola no Cinema promove o curso online “O Teatro no Cinema – Jean Cocteau: as multifaces da arte poética”. O instrutor é o Doutorando, Mestre e Bacharel em Filosofia Prof. Gabriel Federicci.

Sobre o curso

Considerado um dos principais nomes do surrealismo, Jean Cocteau propõe uma linguagem teatral, literária, cinematográfica e plástica na esfera da “irrealidade realista”. Suas personagens são transposições poéticas da vida – como alegorias do próprio ser -, que se revelam humanamente possíveis dentro de um cenário mítico, no qual o poeta/dramaturgo, em sua simbiose, apresenta a artesania do autor em “pintar” os textos e o ofício do pintor ao “escrevê-los”. Ainda que permeado pela “linguagem esquecida” dos mitos e dos contos de fadas, Cocteau apela ao sentido “carnal” da arte, ao revelar que o princípio metafísico reside no homem e em sua busca incessante pelo desvelamento dos mistérios que o cercam. Desse modo, em todas as artes a que se dedicara, Cocteau contemplou o valor da sensibilidade e da imaginação, no âmbito do ímpeto heroico de seus títeres, das imagens dançantes de sua cinematografia, da expressividade das suas pinturas e, sobretudo, da narrativa metafórica – marca indelével de toda sua criação poética.

Sob esse prisma, as nossas aulas serão conduzidas a partir da análise crítica/estética de algumas obras selecionadas de Jean Cocteau: A Voz Humana (La Voix Humaine/1930), teatro/monólogo, O Sangue de um poeta (Le Sang d’un poète/1930), A Bela e a Fera (La Belle et la Bête/1946), bem como Orfeu (Orphée/1950) e O Testamento de Orfeu (Le Testament d’Orphée/1959), cinema. Os nossos quatro encontros ainda serão acrescidos de referências a outras composições do autor, tais como Antígona (Antigone/1922), Romeu e Julieta (Roméo et Juliette/1924), A Máquina Infernal (La Machine Infernale/1934) e O Pecado Original (Les Parents Terribles/1938) teatro, bem como Édipo Rei (Oedipus Rex/1927), ópera-oratório, com música de Igor Stravinsky.

Programa

Aula 1: 11/03 – O universo dos contos de fadas: uma “linguagem esquecida”?

Introdução a Jean Cocteau – a primazia de sua arte no tratamento dos mitos, dos contos de fadas e das fábulas. Nessa aula, recorreremos à polimorfia artística de Jean Cocteau, partindo dos poemas, dos quadros, das esculturas e das músicas (com a colaboração de compositores do porte de Satie, Milhaud, Stravinsky, Poulenc, entre outros), que constituem sua linguagem teatral e cinematográfica. Assim, destacaremos a sua mais notória obra A Bela e a Fera (La Belle et la Bête/1946), adaptação do conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1740), a qual será reiterada durante as demais aulas. Além de analisarmos A Bela e a Fera a partir da ótica de Cocteau, junto ao diário do filme escrito por ele (La Belle et la Bête, Journal d’un film/1946), tomaremos igualmente como base algumas reflexões acerca do livro “A Linguagem Esquecida”, de Erich Fromm (The Forgotten Language: the Understanding of Dreams, Fairy Tales and Myths/1951), sobretudo do capítulo VII: “A Linguagem simbólica dos mitos e dos contos de fadas, no ritual e na literatura.”

Aula 2: 18/03 – “A dificuldade de ser” ou as variações da alma.

Análise dos filmes O Sangue de um Poeta (Le Sang d’un poète/1930), como expressão do cinema de vanguarda, e O Pecado Original (Les Parents Terribles/1948), a partir da visão estética e existencial de Jean Cocteau, com observações sobre seus livros “Os Meninos Diabólicos” (Les Enfants Terribles/1929) e “A Dificuldade de Ser” (La Difficulté d’être, 1947).

Aula 3: 25/03 – Cocteau e os gregos

Nesta aula, revisitaremos a leitura poética dos mitos por Cocteau. Nossa abordagem será a narrativa do mito de Orfeu a partir dos filmes Orfeu (Orphée/1950) e O Testamento de Orfeu (Le Testament d’Orphée/1959). No mesmo sentido, analisaremos a estrutura das peças “A Máquina Infernal” e “Antígona”, com alusão a “Édipo Rei”, ópera-oratório, com a música de Stravinsky, junto à coletânea de poemas “La danse de Sophocle” (A dança de Sófocles/1912).

Aula 4: 01/04 – Das vozes e dos ecos: o retrato da solidão

A Voz Humana (La Voix Humaine) estreou em Paris em 1930, e é tido como um dos mais representativos monólogos femininos da história do teatro. O texto desvela a solidão por trás da voz de uma mulher. Por sua linguagem, o monólogo apoia-se em imagens de silêncio, por vezes aterradoras, que muito traduzem o drama do homem do século XX e seu eterno retorno para dentro de si, ao confrontar sua própria solidão e melancolia como processo de autorreconstrução. Neste último encontro, avaliaremos o impacto desse texto, reiterado no cinema por Rossellini em O Amor (L’Amore/1948), com Anna Magnani, e por cineastas da posteridade, a exemplo de Almodóvar em A Lei do Desejo (La Ley del Deseo/1987) – ao som de “Ne me quitte pas”, na voz de Maysa Matarazzo -, com Carmen Maura, e em seu mais recente curta-metragem experimental, fiel ao título original de Cocteau, A Voz Humana (The Human Voice/2020), com Tilda Swinton.

Bibliografia sugerida:

Jean Cocteau. A dificuldade de ser. São Paulo: Autêntica, 2015.

Sobre Gabriel Federicci

Doutorando, Mestre e Bacharel em Filosofia pela FFLCH – Universidade de São Paulo. Autor do livro Haydée Bittencourt – O Esplendor do Teatro (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – IMESP, 2010). Traduziu e prefaciou a obra do ator e diretor teatral Michel Saint-Denis, Teatro: A Redescoberta do Estilo e Outros Escritos (Editora Perspectiva, 2016). Dedica-se à área de Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Poética e Estética Teatral, Crítica Teatral, Teoria e História do Teatro. Curador/proprietário do Acervo Cultural Sérgio Viotti.

Informações

Período: 11 de março a 01 de abril de 2022

Sextas – das 19h30 às 22h30

Carga horária: 12 horas em 04 encontros

Inscrições:

https://www.escolanocinema.com.br/cursos

atendimento@escolanocinema.com.br

Investimento:  R$ 240,00 (à vista)

*Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagto à vista:  R$ 192,00

**Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista R$ 156,00

Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.

*** aula avulsa:  R$78,00

Vagas: 30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

 Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.

 Os certificados serão entregues após término do curso.

 Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo