O filme Tese Sobre Um Homicídio traz Ricardo Darín como um professor de Direito que suspeita que um de seus alunos cometeu um assassinato com a intenção de desafiá-lo.
Na trama, Roberto Bermúdez (Darín) dá uma aula num curso de curta-duração na Faculdade de Direito de Buenos Aires, quando sirenes de um carro da polícia vindo do estacionamento chamam a atenção da classe para um crime. Violentaram e mataram uma jovem que trabalhava no restaurante em frente à faculdade.
Então, amizades do tempo em que Bermúdez advogava na esfera penal abrem as portas para ele iniciar uma investigação pessoal. O ex-advogado implica com um novo aluno, Gonzalo Ruiz (Alberto Ammann), filho de um velho amigo seu. Forçando uma intimidade maior, Ruiz exprime suas fortes convicções filosóficas sobre justiça, provocando o professor. Contudo, este detecta uma intenção mais obscura e desconfia que Ruiz é o culpado pelo assassinato no estacionamento. Ele suspeita que o crime é uma forma de desafiar o eminente profissional do direito.
Investigação obsessiva
O espectador acompanha a investigação obsessiva de Roberto Bermúdez, que envolve desde agir como um stalker até a invasão do apartamento do jovem. Não sabemos se as evidências que ele encontra são fruto de uma implicância ou realmente provas da culpa de Ruiz. Aliás, a própria ex-esposa de Bermúdez, uma psicóloga a quem ele pede uma opinião, lhe coloca essa questão.
Logo, o passo a passo desse procedimento investigativo envolve o espectador, que fica cada vez mais apreensivo. Como o personagem de Ruiz é um metido, fica fácil torcermos para que se prove a sua culpa. Então, quando a irmã da vítima, Laura Di Natale (Calu Rivero), entra na estória e corre o risco de ser o próximo alvo do suposto serial killer, a tensão aumenta.
Mas a conclusão é uma tremenda decepção. Tese Sobre Um Homicídio termina com um final aberto, que não define se Ruiz é culpado ou se tudo foi obsessão de Bermúdez. Em certo momento, o filme até coloca uma suspeita de que Ruiz possa ser filho ilegítimo de Bermúdez, o que provocaria uma interessante virada na trama. Mas o roteiro opta por acabar com esse final aberto que não funciona nesse gênero de filme de mistério. Afinal, sem esclarecer o crime, o espectador fica com a incômoda impressão que desperdiçou seu tempo.
Ficha técnica:
Tese Sobre Um Homicídio (Tesis sobre un homicídio, 2013) Argentina/Espanha. 106 min. Direção: Hernán Goldfrid. Roteiro: Patricio Vega. Elenco: Ricardo Darín, Calu Rivero, Alberto Ammann, Natalia Santiago, Arturo Puig, Mara Bestelli, Annie Fink, Fabián Arenillas.