O filme italiano Testemunha Invisível desafia o espectador a descobrir se o empreendedor de sucesso Adriano Doria é o culpado pela morte de sua amante Laura. O thriller de mistério abre com a chegada da advogada criminal Virginia Ferrara no apartamento de Doria, a fim de prepará-lo para se defender no tribunal. Experiente, ela derruba, uma a uma, as teses que ele apresenta.
Doria relata um acidente que aconteceu quando dirigia numa pequena estrada num campo, com Laura ao seu lado. Um cervo atravessa a pista e, ao desviar seu carro, Doria provoca a morte do motorista do veículo que vinha em direção contrária. Se avisarem a polícia, descobrirão o caso passional deles. Então, Laura sugere que escondam o corpo do rapaz morto.
A esse crime se somará aquele do qual ele prepara sua defesa. Segundo Doria, ele e Laura se encontraram em um hotel para pagar uma extorsão referente ao segredo deles. Porém, uma pessoa invadiu o quarto e matou Laura, deixando-o ferido.
A Drª Ferrara ouve a exposição do seu cliente, e o espectador acompanha as cenas que traduzem sua história. Entretanto, ela encontra furos nesses relatos, e então Doria conta outra versão, novamente ilustradas por cenas que retificam o que vimos anteriormente. Até a revelação da verdade, apresentam várias hipóteses, sempre com as respectivas imagens.
Reviravoltas
Testemunha Invisível tem uma trama intrincada, repleta de reviravoltas por conta da observação sagaz da advogada Ferrara. Só se pode prever a conclusão alguns minutos antes de sua revelação. Contudo, o filme sofre com essa numerosa variedade de hipóteses, todas apresentadas ao espectador com imagens. E, como muitas dessas cenas não representam a verdade, o espectador não tem chance de montar suas próprias hipóteses, e ainda se sente traído.
O mestre do suspense, Alfred Hitchcock, criticava seu próprio filme Pavor nos Bastidores, porque ele apresentava uma sequência que representava uma mentira. Essa restrição se aplica a Testemunha Invisível, com mais gravidade, dada a quantidade de vezes que seu diretor Stefano Mordini recorre a esse recurso.
Por fim, faltou dizer que Testemunha Invisível é uma refilmagem da produção espanhola Um Contratempo (2016).
Ficha técnica:
Testemunha Invisível (Il testimone invisibile, 2018) Itália. 2018. Dir: Stefano Mordini. Rot: Stefano Mordini, Massimiliano Cantoni. Elenco: Riccardo Scamarcio, Miriam Leone, Fabrizio Bentivoglio, Maria Paiato.
Distrbuição: Pagu Pictures