Pesquisar
Close this search box.
The Decline of Western Civilization Part III
[seo_header]
[seo_footer]

The Decline of Western Civilization Part III

Avaliação:
7/10

7/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

The Decline of Western Civilization Part III é a última parte da trilogia documental de Penelope Spheeris sobre a cena musical de Los Angeles. Assim, o primeiro filme cobriu a época punk e foi filmado entre dezembro de 1979 e maio de 1980. E o segundo captou o heavy metal no período de agosto de 1987 a fevereiro de 1988.

De julho de 1996 a agosto de 1997

Agora, este capítulo final cobre os meses entre julho de 1996 e agosto de 1997, e se concentra nas tribos punks ressurgentes.

Antes de tudo, o hiato temporal entre os documentários é relevante para uma geração tão nova. E, os primeiros trechos de The Decline of Western Civilization Part III evidenciam isso. Afinal, muitos dos entrevistados nem tinham nascido quando o primeiro filme foi lançado. Mas a proposta de Penelope Spheeris parece ser a mesma. Nesse sentido, segue a mesma linha de entrevistas com músicos e seguidores anônimos dessa nova onda, acompanhadas de performances elétricas nos palcos e na plateia.

Extremos

Enfim, tudo parece mais extremo. A música soa mais rápida e barulhenta, em como as agressões consensuais parecem mais contundentes. Além disso, o visual mistura a hostilidade do punk original com a excentricidade do hair metal.

Então, essa terceira parte parece se distanciar dos dois primeiros. As bandas são efêmeras, nenhuma conquistou qualquer relevância musical, muito menos o público do heavy metal do segundo documentário. Um dos músicos admite que seu maior público foi de apenas 300 pessoas. A cena musical aqui assume papel secundário, e a abordagem social ganha primazia.

Esses novos punks de Los Angeles vivem nas ruas, são homeless, porque a maioria fugiu ou foi expulsa de casa. Pais abusivos ou ausentes representam a principal motivação da atitude desses jovens muito novos, alguns com 13, 14 anos. Isso explica o visual espalhafatoso deles. A imagem feia, moldada com cabelos espetados, piercings exagerados e cicatrizes auto impostas, representa a defesa dessas crianças. Morar nas ruas com suas caras de anjo representa um risco grande demais, presas fáceis para agressores, como os skinheads nazistas.

Triste

The Decline of Western Civilization Part III se torna triste, porque esses jovens punks foram obrigados a sair de casa e não conseguem ter esperança no futuro. Eles se imaginam mortos em cinco anos – e essa profecia é cumprida antes mesmo da finalização do filme. São vítimas potenciais não só por não terem onde morar, mas também pelo uso constante de bebidas e drogas para se anestesiarem da dor de viver.

A parte final da trilogia The Decline of Western Civilization marca um triste fim da linha da geração jovem do final do século 20.

Nos extas do dvd, vemos Penelope Spheeris nos bastidores, gritando suas perguntas ao lado do cameraman. Durona, ela até empurra seus entrevistados para colocá-los na posição que deseja. Mas ela demonstra um carinho grande por essa garotada – e chega até a namorar um dos mais velhos deles. Ninguém conseguiria levar para as telas essa realidade tão dura com tanta autenticidade e ausência de preconceitos.


The Decline of Western Civilization Part III
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo