The Killer é uma decepcionante refilmagem de O Matador (1989), do mesmo diretor John Woo. A justificativa seria modernizar aquele clássico cinema de Hong Kong, o que inclui a troca do gênero do protagonista. Mas, além de perder o charme da emulação hollywoodiana com um toque do cinema de ação honconguês, esta nova versão deixa escapar o sentimentalismo inusitado que marcou o filme original.
A escalação de Nathalie Emmanuel como a personagem-título Zee contribui para que o drama desapareça do filme. A atriz já demonstrara em Megalópolis (2024) sua capacidade limitada para esse tipo de interpretação, embora costume ser competente nas cenas de ação. Chow Yun-Fat, no filme de 1989, conseguiu transmitir sua angústia por ter ferido acidentalmente uma cantora, que por causa dele corre o risco de perder a visão. Tocando gaita, mirando pensativamente o horizonte, é possível sentir que o assassino sofre muito. Isso não acontece com Zee, mesmo que o roteiro se preocupe em revelar o seu passado, quando viveu nas ruas em Paris, local onde se desenrola esse enredo. Mas, ela acaba caindo no clichê da jovem mulher perdida que é resgatada e treinada para se tornar uma assassina profissional de elite. Enfim, se isso significa modernizar, melhor ficar com os clássicos.
O estilismo de John Woo
Nem tudo está perdido em The Killer. John Woo acerta nas cenas de ação, todas bem filmadas e utilizando recursos diversos. Entre eles, a câmera lenta, junto com planos curtos na medida certa. Destacam-se o uso da espada samurai na primeira investida de Zee, e o conflito final no interior e exterior da igreja. Em vários momentos, entra a tela dividida (em duas e três partes), talvez também para dar um toque modernoso (apesar de que esse visual ganhou notoriedade nos anos 1970 com Brian De Palma). De qualquer forma, é um estilismo válido. Por outro lado, Woo erra ao abusar dos flashbacks para ilustrar o que já está subentendido, equívoco que indica que o cineasta não estava muito inspirado ao realizar esse filme.
___________________________________________
Ficha técnica:
The Killer | 2024 | 126 min. | EUA, Canadá, Coreia do Sul | Direção: John Woo | Roteiro: Brian Helgeland, Josh Campbell, Matt Stuecken | Elenco: Nathalie Emmanuel, Omar Sy, Sam Worthington, Diana Silvers, Saïd Taghmaoui, Angeles Woo, Éric Cantona.