O Falcão Manteiga de Amendoim proporciona ao espectador uma aventura juvenil que lembra as aventuras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn. Aliás, o filme até cita o escritor Mark Twain, que criou esses personagens. Adicionalmente, as locações em Savannah, Georgia, remetem ao ambiente onde o transporte fluvial em barcos precários possui importância central na trama.
Zak, um jovem com Síndrome de Down, foge do asilo onde foi colocado, para partir em busca da escola de wrestling de The Salt Water Redneck, seu ídolo das lutas livres. E ele alimenta esse sonho há anos através de fitas VHS que ele assiste repetidas vezes. Nessa jornada, ele conhece Tyler, um homem que está fugindo de alguns pescadores ilegais, depois de colocar fogo no equipamento deles. Então, como Tyler precisa se mover rapidamente para outro lugar, e aceita ajudar Zak a viajar até a cidade onde está a escola de luta livre.
Eventualmente, quem os alcança é Eleanor, que cuidava de Zak no asilo. Tyler a convence que essa oportunidade de vivenciar a realidade fora das proteções do asilo será benéfico para ele. Assim, ela deixa de lado seu objetivo inicial de levar o interno de volta. Com isso, os três partem para a cidade onde se encontra a escola. Porém, a ameaça contra Tyler ainda o persegue.
Um filme com muita aventura e personagens encantadores
O Falcão Manteiga de Amendoim oferece uma boa dose de ação, que não deixa o ritmo cair enquanto se concentra no desenvolvimento do relacionamento entre Zak e Tyler. A fuga de Tyler, a travessia do rio, o enfrentamento contra os perseguidores, e, enfim, a luta no ringue, esses são esses trechos que movimentam o filme.
Mas o espectador também se encantará com os personagens, principalmente Zak, cujas emoções singelas influenciam Tyler, Eleanor e The Salt Water Redneck a serem pessoas melhores. Há duas cenas de “bird’s eye view”, com a câmera colocada no céu enquadrando os personagens lá embaixo, que parecem elevar a situação, como se um ser superior, ou uma consciência maior, colocasse uma perspectiva universal nessa relação.
O título original representa o alter ego de Zak como lutador de luta livre, e reflete seu gosto por pasta de amendoim. Esse nome acompanha a personalidade de Zak, com a ingenuidade estampada.
O blues típico da região sulista dos EUA embala o filme de forma marcante e dá o tom leve dessa emocionante aventura juvenil.
O Falcão Manteiga de Amendoim diverte sem ser simples demais.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Falcão Manteiga de Amendoim (The Peanut Butter Falcon, 2019) EUA. 97 min. Dir/Rot: Tyler Nilson, Michael Schwartz. Elenco: Shia LaBeouf, Dakota Johnson, Zack Gottsagen, John Hawkes, Thomas Haden Church, Bruce Dern, Jon Bernthal, Yelawolf, Jake Roberts, Mick Foley.